Por meio da Lei 4.797 de 24/10/1995, a Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Estado do Piauí (SEMARH) surgiu efetivamente com a responsabilidade da gestão dos recursos hídricos e uso sustentável do meio ambiente no Piauí.
O seu quadro organizacional é composto por 1 superintendência e 11 diretorias, além de gerências e coordenações. O quadro técnico/funcional da Secretaria é composto por uma equipe multidisciplinar, com destaque para o Auditor Fiscal Ambiental, servidor público concursado que tem poder de polícia, podendo notificar, multar ou embargar qualquer empreendimento que não respeite a legislação ambiental.
Atualmente, as atividades são desenvolvidas a partir do Programa Eco Piauí, dividido em quatro eixos: Piauí no clima, que dialoga sobre as mudanças climáticas; Bio Piauí, que trabalha a biodiversidade, a proteção da fauna e da flora; Hidro Piauí, que tem o foco na proteção das nascentes dos rios que cortam o estado; Sustenta Piauí, que busca avançar a agenda ambiental na administração pública.
Entre as ações do programa, políticas de reflorestamento, aumento da fiscalização ambiental por meio de drones, castração gratuita de pets (Piauí Pet Castramóvel), educação ambiental nos órgão públicos e nas escolas da Rede Estadual, além das atividades de licenciamento e outorgas.