O mês de outubro marca uma importante campanha de autocuidado, sobretudo para as mulheres: o movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. Pensando nisso, a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí – ETIPI realizou, nesta terça-feira (17), um encontro com as servidoras e funcionárias da empresa em alusão à campanha do Outubro Rosa.
O encontro promoveu um bate-papo com a enfermeira e professora do Canal Educação, Lauryanna de Queiroz, que debateu acerca dos índices de pessoas que são acometidas com o câncer de mama no Brasil. A palestrante também informou como identificar os sintomas e quais exames devem ser feitos como prevenção.

“Hoje nós estamos aqui para contemplar as mulheres da Etipi, para que elas possam se conscientizar, melhorar os seus hábitos de saúde e falar dessa campanha do Outubro Rosa, que é tão importante. O conhecimento é a chave para que a gente possa se cuidar cada vez mais. Cuidar de você, da sua saúde mental e cuidar de quem você ama também”, afirmou a professora.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, até setembro de 2023, o estado do Piauí registrou 169 casos novos de câncer de mama, 60 óbitos em mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos e 125 óbitos em mulheres nas demais idades. Em 2022, foram 635 casos novos, 114 óbitos em mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos e 221 óbitos em mulheres de todas as faixas no Piauí.
Dessa forma, a equipe da Etipi ressalta a importância da campanha Outubro Rosa e busca contribuir com a redução dos casos através da prevenção. O encontro também contou com um momento de beleza, onde as funcionárias puderam refletir sobre o autocuidado para a saúde mental e autoestima.
