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Ouvidoria-Geral do Piauí recebe estudantes da UFPI para vivência sobre equidade e ouvidoria pública

O programa PET-Saúde Equidade visa fortalecer a integração ensino-serviço-comunidade no Sistema Único de Saúde (SUS), com ênfase na formação ética, humanizada e inclusiva.

A Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí (OGE) recebeu, na sexta-feira (16), um grupo de estudantes do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde com temática da Equidade (PET – Saúde Equidade), uma iniciativa desenvolvida por meio de parceria entre a Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI).

A visita teve como objetivo proporcionar aos alunos uma imersão nos processos e serviços da ouvidoria pública, com foco na promoção da equidade no atendimento à população. Participaram acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Ciências Sociais, Farmácia, Medicina Veterinária e Odontologia, sob orientação da preceptora e representante da Ouvidoria Setorial da Sesapi, Ialane Dantas.

Durante a visita técnica, o ouvidor-geral do Estado, Raimundo Dutra, destacou a importância da aproximação entre os estudantes e a realidade do serviço público. “Receber esses futuros profissionais é uma oportunidade de semear uma cultura de escuta qualificada e respeito às diversidades dentro do SUS. A ouvidoria é um espaço de diálogo e cidadania, e é fundamental que a nova geração compreenda seu papel estratégico na garantia de direitos”, afirmou o gestor.

A preceptora do programa ressaltou o valor da experiência para os estudantes. “É muito gratificante contribuir com essa formação que une teoria e prática, levando nossos alunos a conhecer de perto o funcionamento das ouvidorias públicas. Esse contato permite compreender melhor como o SUS atua no enfrentamento das desigualdades e na promoção da saúde com equidade e justiça social”, pontuou Ialane Dantas.

O PET-Saúde Equidade é um projeto que visa fortalecer a integração ensino-serviço-comunidade no Sistema Único de Saúde (SUS), com ênfase na formação ética, humanizada e inclusiva. As atividades desenvolvidas pelo programa abordam temas como equidade de gênero, identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia e atenção à pessoa com deficiência, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos da área da saúde.

A iniciativa tem se destacado por promover o enfrentamento das desigualdades estruturais e contribuir para a formação de profissionais mais conscientes, empáticos e preparados para atuar com responsabilidade social no SUS.

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