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Ouvidoria-Geral e Defesa Civil alinham ações para testar o sistema “Defesa Civil Alerta” no Piauí

Encontro reforça parceria entre os órgãos e prepara servidores para atuação durante o teste.

A Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí recebeu a equipe da Defesa Civil Estadual para um momento de alinhamento estratégico com os servidores do órgão. O encontro teve como foco o fortalecimento da comunicação com a sociedade e a apresentação das ações da Defesa Civil, com destaque para o sistema “Defesa Civil Alerta”, uma ferramenta fundamental para a segurança da população.

O sistema será testado no dia 14 de junho nos municípios de Teresina, Picos, Uruçuí e Esperantina, alcançando mais de 1 milhão de pessoas. A tecnologia utiliza a rede de telefonia móvel (4G e 5G) para emitir mensagens emergenciais em tempo real, por meio do recurso cell broadcast, sem a necessidade de cadastro prévio dos usuários.

Foto: Sebastian Pinheiro

A iniciativa integra a estratégia nacional de prevenção e resposta a desastres naturais, com o objetivo de garantir que a população em áreas vulneráveis seja rapidamente alertada sobre situações de risco iminente, como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e vendavais.

Foto: Sebastian Pinheiro

Durante o teste, os celulares das áreas selecionadas receberão uma mensagem de texto acompanhada de um alerta sonoro. A mensagem informará que se trata apenas de uma simulação, sem risco real à população.

Para o Ouvidor-geral do Estado do Piauí, Raimundo Dutra, a parceria entre os órgãos é essencial para ampliar a escuta ativa do cidadão e garantir que a informação chegue de forma clara, confiável e tempestiva. “O alinhamento de hoje foi também essencial para orientar nossos servidores sobre como receber e encaminhar as demandas que possam surgir durante o teste do sistema, garantindo um atendimento mais ágil e eficiente”, destacou o ouvidor-geral.

O coordenador de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil, Michell Francisco, ressaltou a importância da formação.

“Esse sistema vai facilitar a comunicação da Defesa Civil com a população e o papel da Ouvidoria é importante para que a população seja a nossa voz  durante a implantação. Capacitamos a primeira turma aqui na Ouvidoria para que no futuro possamos ter um braço e uma voz ouvinte da população piauiense”, disse.

Foto: Ascom Sedec

A reunião reforça o papel da Ouvidoria como ponte entre o cidadão e os serviços públicos, ampliando sua atuação para além da escuta, ao promover articulações que impactam diretamente na qualidade de vida da população piauiense.

Foto: Sebastian Pinheiro

 

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