Notícias

Piauí amplia parcerias com Governo Federal para acelerar regularização fundiária

Reunião em Brasília tratou de propostas para a zona rural de Teresina e projetos de assentamentos no estado.

O diretor-geral do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), Rodrigo Cavalcante, participou de uma reunião no Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, em Brasília. O encontro teve como pauta o fortalecimento da Política Nacional de Regularização Fundiária no estado. Além de ampliar a regularização de terras, as ações também incluem o desenvolvimento de projetos de assentamentos em áreas estaduais, por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário, promovendo o desenvolvimento rural sustentável.

Durante a reunião, Rodrigo Cavalcante apresentou uma proposta de grande impacto para a zona rural de Teresina, que prevê a produção de cadastros, georreferenciamentos, emissão de títulos, registro de imóveis e concessão de crédito, com foco na segurança jurídica e no fortalecimento das políticas públicas no campo.

“A  iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com uma política fundiária estruturante. Regularizar a terra é garantir direitos, promover desenvolvimento e assegurar cidadania à população rural. O Piauí tem trabalhado de forma planejada e articulada para ampliar o alcance das ações de regularização fundiária”, destacou 

Foto: Ascom MDA

O Interpi segue atuando em diálogo permanente com o Governo Federal para fortalecer a governança fundiária no Piauí e ampliar o acesso da população rural às políticas públicas.

A reunião contou com a participação dos representantes do MDA: Danilo Daniel, coordenador-geral de Governança e Inteligência Territorial; Shirley Anny, diretora do Departamento de Governança Fundiária; e Herbert Rodrigues, coordenador-geral de Crédito Fundiário.

Compartilhar:

Mais notícias