O Piauí iniciou, nesta segunda-feira (18), em Teresina, as atividades do Programa Cria – Prevenção e Cidadania, uma iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad/Ministério da Justiça), em parceria com a Fiocruz e o Governo do Estado, por meio da Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol).
Nesta primeira fase, profissionais das áreas de educação e saúde de Teresina, Parnaíba, Floriano, Picos e São Raimundo Nonato participam de oficinas e formações voltadas às metodologias de prevenção Elos (para crianças de 6 a 10 anos) e #Tamojunto (direcionada a adolescentes de 13 e 14 anos).
De acordo com a secretária da Cendfol, Simone Pereira, o programa fortalece a rede de proteção social do Piauí. “Estamos dando um passo fundamental para a prevenção, capacitando equipes locais e trazendo metodologias que vão fazer diferença no cotidiano das escolas e das famílias. É uma política pública que protege as nossas crianças e adolescentes desde cedo”, afirmou.

Glaina Santos, formadora técnica nacional da metodologia #Tamojunto da equipe Senad/Fiocruz, destacou a importância da etapa que se inicia. “Hoje realizamos a oficina territorial, um espaço para mapear as potencialidades e desafios de cada município. A partir de terça-feira (19), seguimos com a formação das duas metodologias de prevenção. O Elos, para crianças de 6 a 10 anos, e o Tamo Junto, para adolescentes de 13 e 14 anos. São ações escolares que se desenvolvem ao longo do ano letivo e que ajudam a criar ambientes mais saudáveis para o desenvolvimento dos jovens”, explicou.
As atividades seguem até sexta-feira (22), no Centro de Apoio Pedagógico (CAP), em Teresina.