Notícias

Piauí ocupa a terceira posição no ranking nacional de serviços públicos digitais

Além da terceira posição no ranking nacional, o Piauí é líder entre os estados do Nordeste

Em recente pesquisa divulgada pelo Centro de Inteligência em Economia e Estratégia Territorial (CIET), o estado do Piauí conquistou posição de destaque no cenário regional ao liderar entre os estados do Nordeste e ocupar a terceira colocação no ranking nacional de oferta de serviços públicos digitais, conforme dados do Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

O ranking tem como objetivo oferecer um panorama claro e detalhado da atuação das 27 unidades federativas do Brasil, funcionando como uma ferramenta estratégica para orientar gestores públicos na busca por maior eficiência administrativa e desenvolvimento regional. Ele se baseia em 10 pilares temáticos que avaliam desde a infraestrutura até inovação e sustentabilidade, promovendo comparações entre os estados a partir de indicadores econômicos, sociais e institucionais.

A boa colocação do Piauí no ranking nacional é resultado do seu desempenho no índice da ABEPTIC, que avalia a maturidade digital dos serviços públicos. O índice considera 35 critérios, como acesso digital, identificação do cidadão, ouvidorias, simplificação de processos, uso de assinaturas eletrônicas e presença do Governo Digital, além da oferta online de serviços essenciais e da adequação às normas federais sobre modernização e desburocratização.

O bom desempenho do Piauí também está diretamente relacionado ao conjunto de ações alinhadas às metas do Plano Plurianual (PPA) 2024–2027, especialmente no eixo estratégico “Gestão, Inovação e Transformação Digital”. Esse eixo orienta políticas públicas voltadas à modernização da administração estadual, à ampliação do acesso digital e à qualificação dos serviços oferecidos à população.

“Estamos vivenciando um momento importante de modernização dos serviços públicos no Piauí, que tem garantido mais agilidade, menos burocracia e maior acessibilidade para a população. Esse processo de transformação digital é fruto de uma diretriz clara do governador Rafael Fonteles, que tem priorizado a inovação como eixo central da gestão. A partir dessa visão, o Governo do Estado do Piauí tem investido na qualificação dos servidores, no fortalecimento da integração entre os órgãos e na implementação de programas estratégicos que criam as condições ideais para uma gestão pública mais eficiente e para o fortalecimento do ambiente de negócios no estado”, destaca o secretário do Planejamento, Washington Bonfim.

Compartilhar:

Mais notícias