Notícias

Piauí receberá carreta “Roda-Hans” para qualificação de equipes e serviços de prevenção à hanseníase

Todos os atendimentos nos consultórios da carreta serão realizados pelos profissionais da ESF, médicos e enfermeiros dos municípios.

O Piauí foi um dos estados selecionados para participar do projeto “Roda Hans – Carreta da Saúde da Hanseníase”, que consiste em diagnosticar precocemente novos casos da doença e tratar em tempo oportuno, capacitar profissionais da Atenção Primária para a identificação e tratamento da doença, bem como promover ações de vigilância por meio da busca ativa de contatos e de educação em saúde na temática da hanseníase.

A iniciativa, idealizada pelo Ministério da Saúde (MS) em parceria com a multinacional Novartis Brasil, conta com o apoio da Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi) e municipios. Além de Teresina, a carreta visitará outras três cidades piauienses, mas a ação beneficiará 21 municípios no total.

“A carreta oferecerá atendimento clínico dermatológico para hanseníase, com avaliação clínica neurológica simplificada. Não será preciso marcação de consulta, o atendimento será por busca ativa dos contatos de hanseníase em todos os municípios”, explica a coordenadora de Hanseníase da Sesapi, Eliracema Alves.

Todos os atendimentos nos consultórios da carreta serão realizados pelos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF), médicos e enfermeiros dos municípios, acompanhadas por um instrutor especialista indicado pelo Ministério da Saúde, com o intuito que a ação também seja aula prática para diagnóstico precoce dos casos.

O principal objetivo do Programa Roda-Hans é ampliar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento da hanseníase em regiões com alta incidência da doença, contribuindo para a detecção precoce e interrupção da cadeia de transmissão. Além disso, o projeto incentiva a formação continuada dos profissionais de saúde, mobiliza a gestão pública para desenvolver ações informativas sobre sinais e sintomas da condição.

“A hanseníase continua sendo um grande desafio de saúde pública no Brasil. Por isso, há mais de uma década, a Novartis mantém, em parceria com o Ministério da Saúde, o Programa Roda-Hans, uma iniciativa que reforça nosso compromisso no enfrentamento das doenças negligenciadas. Com diagnóstico precoce e informação, acreditamos que é possível avançar rumo à eliminação da doença, levando tratamento adequado a quem mais precisa”, destaca a diretora associada de Saúde Global e Responsabilidade Corporativa da Novartis Brasil, Michelle Ehlke.

Confira as cidades que receberão a Carreta da Hanseníase:

Teresina – 03/06 a 06/06 – 8h às 17h
Municípios convidados: Demerval Lobão (dia 3), Lagoa do Piauí (dia 5) e Penitenciária José de Ribamar Leite (dia 6)

Campo Maior – 10/06 a 13/06 – 8h às 17h
Municípios convidados: Nossa Senhora de Nazaré (dia 10), Boa Hora (dia 11), Cabeceira (dia 11), Cocal de Telha (dia 12) e Juazeiro do Piauí (dia 13)

Floriano – 17/06 a 20/06 – 8h às 17h
Municípios convidados: Jerumenha (dia 17), Nazaré do Piauí (dia 18), Francisco Ayres (dia 18) e Arraial (dia 20)

São João do Piauí – 01/07 a 04/07 – 8h às 17h
Municípios convidados: João Costa (dia 1º), Campo Alegre do Fidalgo (dia 2), Capitão Gervásio de Oliveira (dia 3), Pedro Laurentino (dia 3) e Nova Santa Rita (dia 4)

Compartilhar:

Mais notícias