Notícias

Piauí sedia Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais entre os dias 18 e 20

O evento é um fórum de estímulo à cooperação fiscal e intercâmbio de melhores práticas do fisco estadual.

O Piauí sedia, de terça (18) a quinta-feira (20), o 78º Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat), no Hotel Blue Tree Towers Rio Poty, em Teresina. O governador Rafael Fonteles participa da abertura oficial, que será na quarta-feira (19), às 9h, no salão Canoas. O evento reúne representantes das Secretarias de Fazenda, Finanças, Receitas ou Tributação dos estados e do Distrito Federal, visando a cooperação fiscal e o intercâmbio de melhores práticas entre as unidades da federação para o aperfeiçoamento das normas e práticas fiscais.

“Esses encontros são uma oportunidade estratégica de fortalecimento da integração entre os gestores tributários de todo o Brasil, por meio da troca de experiências, bem como da padronização de práticas fiscais, assim como a modernização dos sistemas tributários nacionais. Portanto, é no Encat onde surgem as ideias de vanguarda para aperfeiçoar os fiscos estaduais”, comenta o secretário da Fazenda do Piauí, Emílio Júnior.

O evento é uma oportunidade para troca de experiências e debates sobre a modernização do sistema tributário brasileiro. Um dos assuntos que será abordado entre os representantes das Administrações Tributárias é a Reforma Tributária. Na ocasião, devem ser debatidas as mudanças implementadas pela reforma, além das soluções para contribuir com a melhoria da arrecadação e do ambiente de negócios.

O Encat reúne as principais experiências, na área fiscal, de todos os estados, onde as melhores podem ser utilizadas como experiência. “O encontro tem como premissa a troca de experiências. É uma oportunidade das unidades da federação, reunidas, aprimorarem as políticas tributárias, discutindo investimentos na melhoria ou modernização dos fiscos estaduais. Portanto, vamos discutir esse ambiente de inovação, modernização e simplificação tributária, visando facilitar a vida dos contribuintes”, afirma a superintendente da Receita Estadual, Graça Moreira Ramos.

Esta é a segunda vez que o estado do Piauí sedia o evento. A primeira vez foi em outubro de 2015, quando sediou a 56ª edição, na gestão do então secretário da Fazenda, Rafael Fonteles, que hoje é governador do Estado e presidente do Consórcio Nordeste.

Compartilhar:

Mais notícias