Notícias

Piauí Verde e Sustentável: Governo articula com agência francesa financiamento para programa ambiental e social

Programa está estruturado em ações de ecoturismo, meio ambiente, apoio às comunidades tradicionais e iniciativas de gênero e desenvolvimento social

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria do Planejamento (Seplan), realiza nesta semana, de 2 a 6 de fevereiro, missão técnica no âmbito do Programa Piauí Verde e Sustentável, com o objetivo de preparar a assinatura do contrato de financiamento junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). A agenda reúne equipes técnicas do Estado e da agência internacional para alinhar aspectos formais, revisar documentos e definir prioridades para a execução do programa.

De acordo com o superintendente de Cooperação Técnico-Financeira da Seplan, Eduardo Speeden, a missão é uma etapa pré-assinatura, voltada à avaliação das pendências e das condições necessárias para a formalização do contrato. “É uma missão pré-assinatura, voltada à avaliação das pendências e das condições necessárias para a formalização do contrato”, afirmou.

Foto: Ascom Seplan

As reuniões técnicas, realizadas em Teresina, contam com a participação de diferentes órgãos estaduais e tratam da validação da documentação e do detalhamento das ações que serão desenvolvidas ao longo do programa, envolvendo as secretarias do Turismo (Setur), Fazenda (Sefaz), Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Agricultura Familiar (SAF), além da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), da Secretaria das Mulheres (Sempi) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

Foto: Ascom Seplan

Ainda nesta semana, a missão inclui atividades de campo no litoral piauiense, no município de Luís Correia, onde um dos principais investimentos previstos pelo programa será executado. No local, os trabalhos se concentram na requalificação da Orla de Atalaia, com a realização de estudos ambientais e diagnósticos da região por meio de consultoria contratada pela AFD, visando subsidiar a elaboração do projeto e garantir o atendimento às demandas sociais e ambientais da comunidade local.

Foto: Ascom Seplan

Segundo Mathilde Moulinou, responsável pela equipe de projetos de desenvolvimento urbano e com governos locais da agência francesa, a missão no Piauí tem como foco a preparação da execução do programa. “A agência está no Piauí esta semana para preparar a assinatura do programa de financiamento, aprovado pela instância administrativa da AFD, e dar início à preparação da sua execução”, destacou.

O Programa Piauí Verde e Sustentável está estruturado em ações de ecoturismo, meio ambiente, apoio às comunidades tradicionais, iniciativas de gênero e desenvolvimento social, com destaque para o ecoturismo no litoral. De acordo com a Seplan, a iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com um modelo de desenvolvimento sustentável, que alia preservação ambiental, inclusão social e fortalecimento da economia local.

Compartilhar:

Mais notícias