A Polícia Militar do Piauí inaugurou, na manhã desta quinta-feira (21), a base da Patrulha Maria da Penha no município de Corrente, região atendida pelo 7º Batalhão. Durante a solenidade de implantação do serviço, o município recebeu uma viatura lilás.
Além disso, na ocasião quatro motocicletas foram entregues para reforçar o policiamento na região Sul do estado. Duas delas foram destinadas para a cidade de Sebastião Barros e as outras duas para o município de Cristalândia.
“É a descentralização da Patrulha Maria da Penha tão bem conduzida pela coronel Elza e pela major Leoneide. É assim que a Polícia Militar trabalha, levando o seus benefícios a todos os piauienses. Então a patrulha estar aqui para acompanhar as medidas protetivas e para prevenir e combater casos de violência contra a mulher. É a Polícia Militar do Piauí trabalhando junto à sociedade”, ressalta o Comandante-Geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes.
Inicialmente, a meta era concluir a descentralização da Patrulha Maria da Penha para todo o estado no início de 2024, no entanto Scheiwann reitera que essa marca será concluída e antecipada até o dia 27 de dezembro deste ano.
O último curso promovido pelo CPCOM capacitou mais de 100 policiais para atuar no serviço especializado. Ambos já estão sendo distribuídos pelas cidades que já contam com a patrulha.
Patrulha Maria da Penha pelo Piauí
Alem da capital, o Estado possui bases da Patrulha Maria da Penha nas cidades de Piripiri, Floriano, Picos, Parnaíba, São Raimundo Nonato, Paulistana, Valença e Oeiras. O último município a receber a base foi Canto do Buriti, na tarde de ontem. A área, que corresponde ao 28º Batalhão, também foi contemplada com uma viatura lilás.
Ainda nesta quinta (21), a Polícia Militar do Piauí estará implantando a Patrulha no 19° Batalhão, na cidade de Bom Jesus. Já na sexta (22), uma base também será instalada no 10° BPM de Uruçuí e no município de Água Branca, no 18° Batalhão.