A Secretaria de Segurança Pública (SSP), através da Polícia Militar do Piauí, realizará, nesta sexta-feira (22), a implantação de uma base da Patrulha Maria da Penha no município de Picos. O ato marca o processo de interiorização do serviço, que além da capital, já consta nas cidades de Piripiri e Floriano. A solenidade acontecerá às 9h, no campus da Universidade Federal do Piauí na cidade.
De acordo com a coronel Elza Rodrigues, comandante do Comando de Policiamento Comunitário (CPCOM), uma viatura lilás também será entregue para o policiamento local, a fim de atender os casos de violência doméstica na cidade. O serviço consiste na realização de visitas periódicas às residências de mulheres vítimas, para verificar o cumprimento das medidas e reprimir eventuais atos de violência.
A identificação visual diferenciada, que simboliza o combate à violência contra a mulher, garante um atendimento humanizado e segurança para as mulheres atendidas.
“Essa viatura lilás tem como missão primordial atender, coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher. É importante salientar que as mulheres que são vítimas de violência doméstica façam um boletim, a fim de que o juiz, dependendo do caso, defina a medida protetiva e, a partir daí, a Patrulha Maria da Penha inicia a fiscalização dessa medida protetiva, de acolher essa mulher, a fim de atender essa mulher. Também é importante que ela faça esse registro, porque todas as mulheres que a patrulha Maria da Penha atende, essas mulheres estão vivas. Por isso, mulher, não tenha medo de fazer a sua denúncia”, disse.
A solenidade contará com a presença do secretário de Segurança, Chico Lucas, do Comandante-Geral da PMPI; coronel Antoní, do Comando de Policiamento Semiárido, dentre outras autoridades locais.