Notícias

Porto Piauí avança em etapas estratégicas e se prepara para iniciar operações comerciais em 2026

Projeto conta com mais de R$ 7 bilhões em investimentos previstos até 2030.

As obras do Porto Piauí avançaram de forma consistente desde 2023 e têm previsão de início das operações comerciais ao longo de 2026. Segundo o presidente da Companhia Porto Piauí, Raimundo Dias, o empreendimento é um dos principais projetos de infraestrutura do estado e deverá reduzir custos de transporte, fortalecer cadeias produtivas, gerar empregos e ampliar a participação do Piauí no comércio nacional e internacional.

(Foto: Ascom Porto Piauí)

Sob gestão da Investe Piauí, a Companhia Porto Piauí executou, nos últimos três anos, etapas estruturantes que viabilizaram a implantação das primeiras estruturas operacionais do complexo. Em 2023, foram iniciadas a dragagem do canal de navegação, a terraplanagem das áreas operacionais e os processos de regularização fundiária, além do avanço da tramitação para aprovação do Terminal de Uso Privado (TUP). Ainda naquele ano, o canal foi concluído e recebeu as primeiras embarcações de teste.

(Foto: Ascom Porto Piauí)
(Foto: Ascom Porto Piauí)

Em 2024, foi assinado o contrato de adesão que autorizou oficialmente a implantação do TUP, enquanto avançavam as obras de preparação da área do complexo e do pátio operacional. No mesmo período, também foram aprovadas iniciativas federais voltadas à revitalização do Rio Parnaíba, etapa estratégica para a futura implantação da hidrovia estadual.

(Foto: Ascom Porto Piauí)

Já em 2025, foi concluído o cais multipropósito do chamado berço 301, com 150 metros de comprimento, a primeira grande estrutura construída em ambiente aquático no porto. A área foi projetada para atender inicialmente as operações do Terminal Pesqueiro e poderá ser utilizada em outras frentes logísticas. No mesmo período, foram realizados testes operacionais e logísticos, incluindo  simulações de navegação e transporte experimental de cargas minerais, que confirmaram a viabilidade técnica das primeiras operações. Embarcações da Marinha do Brasil também percorreram o canal e atracaram no cais sem intercorrências.

(Foto: Ascom Porto Piauí)

Em 2026, Raimundo Dias diz que o foco está na conclusão do processo de alfandegamento e na instalação das primeiras plataformas operacionais de movimentação de cargas, além da continuidade das obras do Terminal Pesqueiro, da implantação da subestação de energia do complexo e da finalização da sinalização do canal de navegação. Também devem iniciar as ações de revitalização do Rio Parnaíba, essenciais para viabilizar a futura hidrovia e ampliar a integração logística do estado.

 

Compartilhar:

Mais notícias