Notícias

Primeiro bugio resgatado pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres completa um mês de recuperação

Mais de 150 animais estão sendo tratados no Cetas

Um mês após ser resgatado em uma estrada vicinal no município de Barras, o primeiro filhote de bugio acolhido pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), pertencente à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), apresenta excelente evolução e segue se recuperando para, no futuro, retornar à natureza. O animal, encontrado sozinho e em situação de vulnerabilidade, permanece sob acompanhamento diário de uma equipe multidisciplinar.

Por se tratar de um filhote, o monitoramento é rigoroso e inclui avaliações veterinárias e biológicas constantes. Além disso, foi adotado um protocolo alimentar específico para a fase de desenvolvimento do animal, que vem apresentando ganho progressivo de peso e crescimento saudável.

(Foto: Ascom Semarh)

A coordenadora de Proteção dos Animais Silvestres da Semarh, Jenniffer Pinheiro, destaca que o acompanhamento contínuo é fundamental para garantir a recuperação dos filhotes resgatados. “Os animais nessa fase são muito sensíveis e qualquer alteração pode ocorrer em poucas horas. Esse monitoramento é o que permite que eles cresçam saudáveis e tenham a chance de voltar ao ambiente natural”, afirmou.

Segundo a gerente de Fauna e Proteção Animal da Semarh, Danielle Melo, o pequeno guariba apresenta comportamento compatível com a espécie, mantendo-se ativo, curioso e respondendo bem aos manejos realizados pela equipe. “Nosso objetivo é assegurar o pleno desenvolvimento do filhote, preparando-o para que, no momento adequado, ele possa retornar ao seu habitat”, ressaltou.

(Foto: Ascom Semarh)

A história do bugio começou graças à atitude de um agricultor de Barras, que encontrou o animal sozinho e acionou a rede de proteção da fauna. Hoje, após completar seu primeiro mês no Cetas, o pequeno primata se tornou um símbolo do trabalho de conservação desenvolvido pela Semarh e da importância da participação da sociedade na proteção dos animais silvestres.

(Foto: Ascom Semarh)

 

Compartilhar:

Mais notícias