A preocupação com o pouco interesse dos alunos na literatura levou a professora Área Gracionede de Sousa, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Portal da Esperança, localizado no bairro Pedra Mole, zona Leste de Teresina, a mudar a forma como as informações são transmitidas em na sala de aula.
Para mexer com a criatividade da turma, ela criou o “Baralho Preciosidades Literárias”, um jogo de cartas desenvolvido como ferramenta pedagógica que utiliza elementos da gamificação aplicada a contextos de ensino de literatura piauiense e pedras preciosas.
“O ‘Baralho preciosidades Literárias’ trabalha o reconhecimento quanto à importância da literatura dentro dos estudos de linguagem, pois percebemos como a literatura piauiense tem sido esquecida. Ela foi desenvolvida a partir da necessidade de se diversificar o ensino da matéria de uma forma dinâmica, com o uso das ideias de um jogo já bastante conhecido, o baralho comum. O jogo é instigante”, explica Gracionede.
Formado por quatro naipes, cada um associado a uma pedra preciosa (Ametista, Citrino Alaranjado, Esmeralda e Opala), as cartas são formadas por autores da literatura. Nas cartas são apresentados 40 autores, entre eles: Cora Coralina, Cecília Meireles, Carlo Drummond de Andrade, Cruz e Souza, Machado de Assis, bem como autores piauienses, como Torquato Neto, Assis Brasil, Mário Faustino e Da Costa e Silva.
“Cada autor está dentro de uma pedra preciosa no naipe e quanto maior a idade do autor, maior será sua preciosidade. Um detalhe é que o naipe Ametista é formado apenas por mulheres da literatura”, explica a idealizadora do jogo de cartas.
A Opala, encontrada no território piauiense, também tem destaque no jogo criado pela professora. “Nesse jogo faço uma homenagem à opala, a nossa pedra preciosa. Cada autor escolhido está em uma pedra preciosa e todos os autores piauienses estão na joia opala, por exemplo, o Mário Faustino”, explica.
Para os estudantes do ensino Médio, os jogos tornaram as aulas mais atrativas e interativas, como diz Guilherme de Sousa, aluno da 2ª série do Ensino Médio. “Eu gostei do Baralho Preciosidade Literária porque conseguimos ter o ensino de matemática e literatura ao mesmo tempo”, revela.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou o incentivo aos educadores no desenvolvimento de aulas criativas promovendo diversas habilidades nos alunos. “As dinâmicas promovidas pelos nossos professores permitem que seja desenvolvido no nosso alunado as habilidades interpessoais, a comunicação e o trabalho em equipe durante suas aulas. São estas atividades com metodologias ativas que resultam em uma aprendizagem criativa”, destacou.