Notícias

Profissionais da saúde participam de capacitação sobre aplicação de vacina contra bronquiolite em maternidades do Piauí

O objetivo da iniciativa foi capacitar os profissionais quanto ao uso do novo imunizante, que será incorporado à rede pública.

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), em parceria com a Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), realizou, nesta quinta-feira (5), no campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina, uma reunião de atualização sobre a incorporação do imunizante Nirsevimabe contra bronquiolite ao Sistema Único de Saúde (SUS) e o reforço da vacinação em maternidades piauienses. O encontro reuniu profissionais da rede estadual de imunização e das maternidades do estado.

O objetivo da iniciativa foi capacitar os profissionais quanto ao uso do novo imunizante, que será incorporado à rede pública, além de discutir estratégias para ampliar os índices de vacinação dentro das maternidades, especialmente entre recém-nascidos prematuros.

Foto: Ascom Sesapi

De acordo com a coordenadora de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro, o evento marca um passo importante na preparação da rede de saúde para a chegada do novo imunobiológico. “Hoje estamos aqui na Universidade Federal do Piauí, a coordenação Estadual de Imunização em parceria com a Fundação Municipal de Saúde, desenvolvendo um evento para treinar todos os profissionais das maternidades e hospitais que fazem parte da rede, visando a incorporação de um novo imunobiológico, o Nirsevimabe, para proteção contra a bronquiolite em prematuros e recém-nascidos”, destacou.

Ainda segundo a coordenadora, a capacitação aborda desde a aplicação até o acompanhamento dos pacientes. “Esse evento vem para atualizar os profissionais sobre a aplicação, o monitoramento e a classificação desses recém-nascidos, além de apresentar um novo fluxo que será implementado pela Coordenação Estadual de Imunização, garantindo que o imunobiológico chegue corretamente aos pontos de aplicação”, explicou.

Foto: Ascom Sesapi

O Nirsevimabe é um anticorpo monoclonal indicado para a prevenção de infecções causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal responsável por casos de bronquiolite e outras infecções respiratórias graves em recém-nascidos e crianças de até dois anos de idade.

Para o médico pediatra e diretor do Hospital e Maternidade do Buenos Aires, Atencio Queiroga, a introdução do novo imunobiológico representa um avanço significativo na proteção da saúde infantil. “Como toda vacina, ele tem a finalidade de prevenir e proteger contra infecções que podem ser letais. No ano passado, vivenciamos praticamente uma epidemia de bronquiolite, com muitas internações prolongadas, inclusive em UTI, e infelizmente alguns óbitos”, afirmou.

Foto: Ascom Sesapi

Segundo o pediatra, o Nirsevimabe pode mudar esse cenário. “Esse imunobiológico é de grande importância porque evita alterações respiratórias graves, reduzindo internações e óbitos de crianças no nosso estado”, completou.

Outra ação anunciada durante o evento é a imunização de recém-nascidos prematuros contra a bronquiolite, utilizando o Nirsevimabe. A previsão é que o imunobiológico chegue ao Piauí até o final deste mês, com um recebimento inicial de 400 doses.

Bárbara Pinheiro reforçou que todas as vacinas e imunobiológicos seguem um fluxo rigoroso até chegarem à população. “As vacinas e imunobiológicos são encaminhados pelo Ministério da Saúde e, após a chegada ao estado, passam pela rede de frio para garantir qualidade e segurança. Em seguida, realizamos a distribuição aos municípios, assegurando que cada local receba as doses conforme o público definido”, finalizou.

Foto: Ascom Sesapi

Compartilhar:

Mais notícias