Notícias

Programa Acredita no Primeiro Passo é implantado em Oeiras, garantindo crédito assistido a beneficiários do CadÚnico

Programa oferece cursos profissionalizantes e apoio para quem busca emprego e oportunidades.

O governador Rafael Fonteles participou, nesta sexta-feira (23), em Oeiras, da solenidade de implementação do programa federal “Acredita no Primeiro Passo”. A iniciativa, promovida pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), tem como objetivo impulsionar a inclusão produtiva de famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico, com apoio ao empreendedorismo, qualificação profissional e acesso a microcrédito com juros baixos.

O programa é voltado para pessoas entre 16 e 65 anos com dados atualizados no CadÚnico, com atenção especial a mulheres, jovens, pessoas com deficiência, comunidades negras e populações tradicionais, como ribeirinhos e quilombolas.

Foto: Thiago Botelho

Durante o evento, foram assinados protocolos de intenções entre o MDS, o Centro Educacional São Francisco de Assis (CEFAS), a Fundação Dom Edilberto Dinkelborg (FUNDED) e as prefeituras de Colônia do Piauí, Isaías Coelho, Paes Landim, Santa Rosa do Piauí, Santo Inácio do Piauí e São Francisco do Piauí. Também foi assinado o termo de liberação de crédito por meio do Programa Acredita, via parceria com o Banco do Nordeste.

O governador Rafael Fonteles destacou a importância da iniciativa para transformar a realidade de famílias no estado. “O Programa Acredita tem foco no crédito para as pessoas do CadÚnico, ou seja, os bancos, tendo um olhar mais especial e ainda mais recursos do Ministério para esse público específico. Não é à toa que mais de 2 milhões de pessoas saíram do Bolsa Família, porque conseguiram renda, conseguiram emprego ou conseguiram empreender”, explicou.

Foto: Thiago Botelho

“Estamos criando uma casa do desenvolvimento aqui em Oeiras, com integração entre governos federal, estadual, municipal e instituições. O programa ‘Acredita’ traz crédito assistido, juros baixos e prazos adequados. Não é só liberar, é preciso acompanhar para que as pessoas possam melhorar de vida e possam superar a pobreza”, afirmou o ministro Wellington Dias.

A cerimônia também contou com a presença de empreendedores locais que assinaram termos de liberação de crédito. É o caso da beneficiária do Agroamigo, Gestrudes Cruz, de Colônia do Piauí, que atua na ovinocultura.

Foto: Thiago Botelho

“A gente iniciou com mil reais, compramos ovelha, galinha, caixa de abelha, melhoramos a cerca. Hoje já estamos com R$ 12 mil. Melhorou muito a nossa renda, a gente não tem emprego com carteira assinada, mas dá para viver aqui no Nordeste, basta saber aplicar os valores que recebemos”, relatou Gestrudes.

Álbum de fotos relacionado

Solenidade de Implementação e Difusão do Programa ACREDITA no Primeiro Passo em Oeiras

Compartilhar:

Mais notícias