Notícias

Projeto de lavanderia comunitária será tema de reunião com moradoras da zona Sudeste de Teresina

Encontro promovido pela Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) marca etapa de diálogo e construção coletiva com público feminino da região.

A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) vai realizar, no dia 28 de fevereiro, uma reunião para apresentar e discutir a implantação de uma lavanderia comunitária na zona Sudeste de Teresina. O encontro acontece às 15h, na sede da Associação de Mulheres do Itararé (AMUI), localizada na Rua Doutor Pedro Teixeira, nº 3373, no bairro Itararé. Todas as moradoras da região interessadas em conhecer o projeto estão convidadas.

Durante a reunião, a secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, e representantes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) irão apresentar detalhes sobre o funcionamento, a gestão e os impactos sociais e econômicos da futura unidade.

Segundo Zenaide Lustosa, a iniciativa integra a Política Nacional de Cuidados e tem como objetivo reduzir a sobrecarga do trabalho doméstico das mulheres, além de promover espaços de formação e convivência.

“Será um espaço de socialização, com atividades formativas sobre igualdade de gênero e empreendedorismo, e o foco principal é reduzir a sobrecarga do trabalho doméstico das mulheres. Quando falamos da divisão do trabalho, estamos falando também de liberar tempo para que as mulheres possam estudar, ter momentos de lazer e ampliar suas possibilidades”, afirmou a secretária, relembrando ainda que o público prioritário será composto por mulheres inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).

A expectativa é que sejam beneficiadas diretamente entre 30 e 60 mulheres. A gestão do equipamento ficará sob responsabilidade da associação local. “Isso fortalece o protagonismo das mulheres da região”, defende a diretora de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política da Sempi, Ivana Amorim. “O encontro será um momento importante de sensibilização e construção coletiva, por isso contamos com a presença de todas”, completou ela.

A previsão do Governo do Estado é que as unidades de Teresina e Parnaíba entrem em funcionamento até o final de 2026.

Compartilhar:

Mais notícias