Notícias

Rafael Fonteles inaugura adutora Padre Lira, garantindo água tratada para 12 mil pessoas em Dom Inocêncio

Com investimento de R$ 35 milhões, a obra foi construída pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) e entregue pelo governador nesta terça (27).

A cidade de Dom Inocêncio recebeu, nesta terça-feira (27), uma obra histórica para garantir a segurança hídrica da população: a adutora Padre Lira. Com investimento de R$ 35 milhões, a obra foi construída pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) e entregue pelo governador Rafael Fonteles. A estrutura está levando água tratada para 12 mil pessoas.

A adutora representa a solução definitiva para os problemas de abastecimento da região. ” Essa obra aqui resolve o problema em definitivo de Dom Inocêncio. São 50 quilômetros de adutora. Agora a prefeitura, junto com a Águas do Piauí, que é a concessionária, estão interligando com cada casa em cada bairro. Já tem moradores com água em casa, tratada e de boa qualidade E vai chegar em todos os bairros em muito pouco tempo. Além disso, as comunidades rurais nesse percurso da barragem do Jenipapo também estão com o problema de água resolvido”, comemorou Rafael Fonteles.

Foto: Geirlys Silva

O prefeito de Dom Inocêncio, Fernande Ribeiro, o Fernandinho, explica que a estrutura de redistribuição do abastecimento está pronta. “A gente acredita que nas próximas semanas, com a Águas do Piauí assumindo e gerenciando toda essa demanda, a gente vai ter água na casa do povo. Fizemos o teste na última caixa d’água que transporta e distribui para as casas e estamos corrigindo alguns vazamentos para que a água chegue para todos”, disse.

Foto: Geirlys Silva

A água transportada pela adutora vem da barragem do Jenipapo, localizada em São João do Piauí, até Dom Inocêncio, beneficiando cerca de 12 mil pessoas. O projeto enfrentou longos períodos de paralisação desde seu início por volta de 2013, mas foi priorizado para finalização recentemente, garantindo segurança hídrica à população.

O sistema inclui captação, duas estações elevatórias, uma estação de tratamento de água, um reservatório central em concreto armado com capacidade de 400 m³, além de 18 sistemas reservatório-bebedouro para atender a zona rural e os animais da região.

Foto: Geirlys Silva

 

Compartilhar:

Mais notícias