O governador Rafael Fonteles inaugura, nesta segunda-feira (19), às 7h, a nova Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) no Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina. A obra, realizada pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sefaz), faz parte de uma ampla reforma na estrutura do hospital, com investimento de R$ 1.355.047 e um investimento em equipamentos no valor de R$ 1.100.000, totalizando 2,4 milhões.
A Unacon foi instalada em dois blocos distintos, o de Manipulação e o de Aplicação de Quimioterápicos. O primeiro conta com farmácia de manipulação, setor de controle de qualidade, copa, vestiários e banheiros. Já o bloco de Aplicação reúne ala de tratamento, posto de enfermagem, consultório médico, sala de emergência, área de espera, setor de registro e banheiros.
O superintendente de Gestão Administrativa da Sesapi, Jônatas Melo, destaca que as instalações estão totalmente aptas para atender os pacientes.
“A Unacon foi um projeto muito exitoso, o qual executamos dentro do prazo e agora temos a honra de inaugurar e oferecer o melhor atendimento aos pacientes oncológicos do nosso estado. Sem dúvidas, é um avanço enorme na saúde do Piauí”, frisa Jônatas Melo.
Os serviços ofertados na Unacom do Hospital Getúlio Vargas são consultas de pacientes encaminhados via regulação, com a necessidade de avaliação do oncologista, que serão analisadas para encaminhar ao melhor tipo de tratamento. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, com estrutura que inclui 14 poltronas destinadas à administração de quimioterapia. A unidade conta com uma equipe multiprofissional composta por oncologistas, enfermeiros especializados em oncologia e farmacêuticos.
“É um marco na saúde de nosso estado. Estamos dando um novo e grande passo no tratamento em oncologia”, disse o secretário de Saúde, Antonio Luiz.
Para o superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, a unidade representa um avanço. “Nossa missão é sermos referência no tratamento do câncer. A Unacon representa um avanço significativo no cuidado com os pacientes oncológicos do Piauí. Nesta unidade do HGV serão tratados inicialmente os cinco principais tipos de câncer”, enfatiza.