O governador Rafael Fonteles lançou, nesta quarta-feira (30), no Palácio do Karnak, a Brazil Energy Conference 2025, evento gratuito que trará ao Piauí mais de 100 palestrantes para discutir temas relacionados a energias renováveis e transição energéticas, áreas em que o Piauí é referência. A conferência acontecerá de 04 e 07 de junho, no Centro de Convenções de Teresina, e é correalizada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da ONU.
Rafael destacou que o evento ajudará a fomentar o setor de transição energética local, com benefícios para a população. “Trazer uma conferência dessa magnitude, com 100 palestrantes, perspectiva de mais de 5 mil participantes, é uma oportunidade muito significativa para que as nossas empresas, acadêmicos e jovens entendam melhor tudo que está envolvido, para que essas oportunidades cheguem a todo o povo do Piauí”, afirmou o governador.

O chefe do Executivo frisou que o Piauí é protagonista do setor de energias limpas. “O Piauí produz sete vezes a energia que consome. Além disso, é uma energia 99,75% verde, limpa. Essa abundância de sol, de vento, de água que o Piauí tem é um instrumento de industrialização e de geração de trabalho, emprego e renda para o nosso povo”, comentou.
Entre as presenças confirmadas para a conferência, estão: Cláudio Providas, representante residente do PNUD no Brasil; Paulo Seifer, sócio proprietário da Anattá Pesquisa e Desenvolvimento Ltda.; Riad Meddeb, diretor do Hub de Energia Sustentável no PNUD; e Carlos Salgado, especialista regional de energia do PNUD para América Latina e o Caribe, além de diversas outras autoridades e especialistas do Brasil e do exterior.
O vice-presidente de Energias Renováveis da Investe Piauí, Ricardo Castelo, destacou que o evento reforça a importância do estado como protagonista da discussão sobre energias renováveis. “Entendemos que é uma forma de que o Brasil e o mundo entendam os diferenciais competitivos e comparativos do estado do Piauí em relação às energias renováveis”, disse.
A ideia é que a conferência aconteça anualmente. O evento deste ano é a continuação da Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis – CITER, realizada em Teresina em junho de 2024.

André Macedo, da Secretaria de Inteligência Artificial, afirmou que a conferência deste ano terá mais participação da população. “O evento terá rodadas de negócios, pitchs das nossas startups discutindo esse tema, mas sempre pautado na importância do debate junto com a sociedade civil”, comentou.
Aline Soares Bacelar, coordenadora do Escritório de Projetos do PNUD, explicou sobre a parceria com o Governo do Estado. “O PNUD já possui uma parceria consolidada com o Estado, apoiando o desenvolvimento territorial, e esse ano vamos apoiar na organização da conferência. Essa conferência aqui é vista como um momento de diálogo, de inovação, de troca de experiência entre setor público, privado, a sociedade civil e a academia”, comentou.
A programação completa do evento ainda será divulgada.