O governador Rafael Fonteles transmitiu, nesta sexta-feira (23), no Palácio de Karnak, o cargo para o vice-governador Themístocles Filho. O chefe do Executivo piauiense estará fora do Brasil até 31 de maio, durante uma viagem que fará ao Oriente Médio em busca de investimentos para o Nordeste.
Como presidente do Consórcio Nordeste, Rafael e demais governadores e vice-governadores dos outros oito estados da região visitarão o Catar, os Emirados Árabes Unidos e a Arábia Saudita. A comitiva terá representantes da ApexBrasil, BNDES, Embrapa e outros órgãos federais.

“Estamos transmitindo o cargo de governador para o vice-governador Themístocles Filho por uma semana para podermos apresentar as carteiras de projetos prioritários dos nove estados nordestinos, a fim de atrair investimentos desses países do Oriente Médio”, destacou o governador.
A missão tem como objetivo apresentar aos fundos soberanos e empresas estatais do Oriente Médio as oportunidades econômicas dos nove estados do Nordeste brasileiro, com ênfase em áreas estratégicas, como energia, infraestrutura, agroindústria e turismo.

No caso do Piauí, o governador destacou duas frentes principais: o polo industrial da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), voltado à chamada indústria verde, e o desenvolvimento do Cerrado piauiense, com propostas voltadas à agroindústria e à bioenergia. “Nosso foco é apresentar iniciativas com alto potencial de atratividade para o investidor estrangeiro. Queremos abrir caminhos no mercado internacional e, com isso, gerar empregos e fortalecer a economia local”, acrescentou.

