Notícias

SAF adquire 10 toneladas de alimentos de agricultores familiares para 16ª Romaria da Terra e da Água

Com investimento de R$ 80 mil, foram adquiridos produtos de agricultores de seis municípios da Chapada das Mangabeiras.

A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) realizou, neste sábado (19), a entrega de 10 toneladas de alimentos adquiridos pelos programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Alimentação Saudável (PAS) para a 16ª Romaria da Terra e da Água, que acontece na cidade de Bom Jesus até este domingo (20).

O evento, que é realizado pela Diocese de Bom Jesus da Igreja Católica, reúne aproximadamente 5 mil fiéis de várias regiões do Piauí e também de outros estados. A SAF investiu cerca de R$ 80 mil para a compra de alimentos que vão ser servidos nas refeições para alimentar os romeiros.

Fotos: Geirlys Silva / SAF

A secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, destaca que a ação é um estímulo à produção da agricultura familiar, que teve a chance de vender o seu produto a preço justo.

“Quando a agricultura familiar sabe que vai ter garantia para a comercialização dos seus produtos, a gente tem produção, a gente tem como alimentar o povo, então é a agricultura familiar produzindo alimentos saudáveis para cerca de cinco mil romeiros que vão estar aqui em Bom Jesus na Romaria da Terra e da Água”, disse.

Foto: Geirlys Silva / SAF

Foram adquiridos diversos alimentos de agricultores de municípios do Território Chapada das Mangabeira, dentre os quais estão Bom Jesus, Parnaguá, Júlio Borges, Redenção do Gurgueia, Colônia do Gurguéia, Alvorada do Gurguéia e Currais. Foram entregues banana, melancia, macaxeira, abóbora, sequilho, doce, tomate, cebola, alface, cheiro verde, galinha, carneiro e feijão.

A comunidade quilombola Brejão dos Aipins, localizada em Redenção do Gurguéia, entregou bolos e biscoitos que serão servidos aos romeiros. Para a agricultora Andressa Barbosa da Silva, a entrega é um momento gratificante.

Foto: Geirlys Silva / SAF

“Graças a Deus a gente está muito feliz por estar participando desse momento, sabendo que esses alimentos vão ser consumidos pelos romeiros. Para a gente, foi uma correria grande para produzir, mas deu tudo certo”, citou.

A SAF também participa dos espaços de discussões relativos à agricultura familiar e sobre as políticas públicas relativas ao acesso à água e à terra.

Foto: Geirlys Silva / SAF

Compartilhar:

Mais notícias