Notícias

Sasc representa o Piauí na Capacitação Nacional da Primeira Infância no SUAS, em Brasília

Formação fortalece a atuação nos territórios e qualifica políticas voltadas à primeira infância.

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc), participa da Capacitação Nacional do Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Gestantes e Crianças de 0 a 6 anos (SPSBD-GC), realizada em Brasília (DF). A formação é promovida pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Fundação Van Leer e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

O evento teve início na segunda-feira (2) e segue até sexta-feira (6), reunindo mais de 150 profissionais de todo o país, representantes dos 26 estados brasileiros. A capacitação integra o processo de reordenamento e transição das ações da Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com foco no fortalecimento da atuação nos territórios e na qualificação do atendimento às famílias.

Equipe estadual do Piauí presente na Capacitação Nacional do Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Gestantes e Crianças, em Brasília. Foto: Ascom Sasc.

O Piauí está representado por uma equipe da Superintendência de Assistência Social da Sasc, composta pela diretora da Proteção Social Básica, Iraydes Marques Campelo; pela gerente da Primeira Infância no SUAS/Serviço no Domicílio, Francimeire Marques Pinheiro; e pelos multiplicadores estaduais Ana Maria Menezes Neiva Eulálio, Marlla Carlla Carvalho Mousinho de Sá, Francisco Gustavo de Araújo e Thaise Miranda Cronemberger Riedel.

Durante a programação, são abordados temas como a importância da Primeira Infância, os fundamentos conceituais da Proteção Social e os princípios do Desenvolvimento Infantil Integral. Os debates reforçam o papel estratégico do SUAS na garantia de direitos, na redução das desigualdades e na promoção do cuidado integral às crianças e suas famílias.

Aulas práticas durante a capacitação. Foto: Ascom Sasc

A capacitação também conta com aulas práticas, voltadas ao aprimoramento do Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Gestantes e Crianças, além de discussões sobre o reordenamento do modelo de atenção domiciliar, a qualificação das equipes e a consolidação de diretrizes nacionais.

O encontro destaca ainda a relevância da atuação integrada entre estados, municípios, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e demais políticas públicas, evidenciando a construção coletiva como base do processo formativo.

Foto: Ascom Sasc

Álbum de fotos relacionado

Piauí participa de Capacitação Nacional da Primeira Infância no SUAS, em Brasília

Compartilhar:

Mais notícias