A secretária da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Regina Sousa, esteve, nessa sexta-feira (30), na comunidade Ramada, no município de Curral Novo, onde entregou 92 casas para famílias da Serra do Inácio. As unidades foram construídas pela Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH), com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). Na oportunidade, a gestora solicitou aos prefeitos presentes que façam a adesão aos programas Auxílio Alimentação e Cartão Social para atender um maior número de famílias.
A construção das 53 casas na Serra do Mel, em Betânia, e das 39 unidades habitacionais na comunidade Ramada, em Curral Novo, fazem parte do projeto de moradia popular idealizado e implantado pela então governadora Regina Sousa, em 2022, e que já contemplou anteriormente 50 famílias.
A secretária pediu às pessoas que receberam a moradia com três quartos, banheiro, sala e cozinha que não vendam o imóvel, “pois agora vocês têm um lugar pra chamar de seu”.
E quem recebeu a moradia agradeceu à Regina Sousa pela iniciativa. Ivanilda Silva ficou emocionada ao receber a chave e a documentação do imóvel. E agradeceu à ex-governadora pelo projeto que oferece dignidade e conforto às famílias de baixa renda.
O vereador Lindomar Cosmo, de Curral Novo, acompanhou o projeto desde o início e agradeceu a Regina Sousa pela sensibilidade, por ter visitado e conhecido a realidade das pessoas que vivem na Serra do Inácio. Regina Sousa esteve na Serra em 2019, logo após assumir a vice-governadoria do Estado e levou serviços como emissão de documentos e da Defensoria Pública.
”Era um lugar que nem os candidatos iam pedir votos. Soube da situação das famílias da Serra do Inácio por meio de um vídeo em que o morador dizia que o lugar era esquecido e que as pessoas não apareciam lá nem para pedir votos”, pontuou Regina.
Adesão a programas sociais
Na solenidade, a secretária pediu aos prefeitos de Curral Novo, Júnior da Marinalva, e de Betânia, Josivan Coelho, que façam adesão aos programas Auxílio Alimentação e Cartão Social para atender famílias em situação de vulnerabilidade com benefícios, pois o governo já dispõe dos recursos, mas quem inscreve as famílias são as prefeituras.
O Auxílio Alimentação vai beneficiar pessoas vítimas de desastres naturais com o valor de R$ 400. No estado, são pessoas dos 129 municípios que decretaram estado de emergência por causa da seca.
Já o Cartão Social é destinado a famílias com mais de seis membros com o valor de R$ 1.200 dividido em seis parcelas. “Essas pessoas vão receber o benefício e também qualificação profissional para ter uma profissão e renda”, destacou a secretária.
Regina Sousa falou das ações desenvolvidas pela Sasc que os prefeitos podem solicitar, como as capacitações sobre o programa Bolsa Família e o Cadastro Único. “Quando há mudanças nas regras dos programas sociais, a equipe da Sasc vai aos municípios esclarecer essas alterações”, completou a gestora.