A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), em parceria com a Fundação de Proteção ao Meio Ambiente e Ecoturismo (Funpapi), realizou, nesta sexta-feira (12), a certificação da segunda turma do curso de Informática Básica da Colônia Agrícola Major César Oliveira. Foram entregues certificados para 24 reeducandos da Unidade.
Anteriormente, já foram certificados 22 internos na primeira turma de Informática Básica realizado na Unidade.
O interno Wilson Santos, de 34 anos, cumpre pena na Colônia Agrícola Major César Oliveira no regime semiaberto e nunca tinha realizado um curso de informática, e usava a tecnologia apenas para se conectar às redes sociais. “Passei a entender as partes de um computador, o nome delas, saber usar melhor o computador. Quando sair quero aprender mais, fazer um curso completo, po que para ter um emprego as empresas exigem pelo menos o curso básico”, destaca o interno.
O curso teve uma carga horária de 40 horas/aula e abrangeu conhecimentos como rede de computadores, configuração de rede, plataformas de escritório. A capacitação foi realizado no Ponto de Inclusão Digital (PID) da unidade, que possui dez computadores e foi instalado em 2023.
De acordo com a gerente de Cursos Profissionalizantes, Trabalho e Renda da Sejus, Joanna Vilanova, a secretaria busca levar aos internos cursos em áreas que valorizem o currículo. “Sabemos que capacitação na área digital é essencial para que as pessoas consigam oportunidades de trabalho e estudo ao sair do sistema prisional”, afirma.
