Notícias

Secretaria das Mulheres abre inscrições para a 4ª edição da Corrida Contra o Feminicídio em 2025

As inscrições estarão disponíveis até o dia 10 de maio e podem ser feitas por meio de formulário disponível no site da Sempi

A Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (Sempi) realiza a 4ª edição da Corrida Contra o Feminicídio, em parceria com a rede de proteção e a sociedade civil, em Teresina. Neste ano, o evento ocorrerá no dia 25 de maio, no Parque Nova Potycabana. A ação tem como objetivo sensibilizar homens e mulheres para o enfrentamento ao feminicídio, à misoginia e a todas as formas de violência de gênero.

A corrida será aberta ao público, contemplando profissionais do esporte, atletas amadores, coletivos de mulheres e organizações que atuam na defesa dos direitos das mulheres. As inscrições estarão disponíveis até o dia 10 de maio e podem ser feitas por meio de formulário disponível no site da Sempi, no portal do Governo do Piauí e também na bio do Instagram (@sempimulheres).

O evento inicia às 5h30, com largada e chegada no Parque Nova Potycabana. O percurso será de 2,5 km, passando pela Avenida Raul Lopes em direção à Ponte Wall Ferraz, com retorno na rotatória do Monumento “Negros Mercadores”, encerrando no palco principal do parque.

Durante a programação, o público poderá visitar o espaço “Ei, mermã, você não está sozinha”, que contará com uma feirinha de produtos de mulheres empreendedoras, aluguel de bicicletas e serviços de orientação sobre saúde e a Lei Maria da Penha.

As participantes receberão um kit contendo camiseta, garrafa, numeração e material informativo sobre prevenção à violência doméstica. A entrega será realizada uma semana antes do evento, do dia 19 ao dia 23 de maio, mediante apresentação do CPF e a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a espaços de acolhimento de mulheres em situação de violência doméstica no estado.

A secretária de estado das Mulheres, Zenaide Lustosa, explica que a corrida faz parte da campanha ‘Piauí sem misoginia’ e visa combater a violência contra as mulheres no estado.  

“Precisamos correr para que as mulheres continuem vivas, para que possamos sensibilizar a sociedade sobre a importância de acolher as mulheres em situação de violência, de denunciar, de garantir que existam serviços que realmente as fortaleçam. Para que elas consigam romper com o ciclo da violência e permaneçam vivas”.

Ela acrescenta que a ação também ocorre em alusão ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, celebrado em 27 de maio, conforme a Lei nº 7.120/2018 — uma data que simboliza a luta pelo fim da violência de gênero no Piauí.

A Corrida Contra o Feminicídio é uma das ações da campanha “Ei, mermã, no enfrentamento ao feminicídio”, promovida anualmente no mês de maio pela Sempi. Além da edição em Teresina, os municípios que possuem Organismos de Políticas para as Mulheres também irão promover suas próprias corridas como parte da mobilização local. As datas e locais dessas ações serão divulgados em breve.

Mais do que incentivar a prática esportiva, a corrida busca envolver os participantes em debates e iniciativas que promovam a autonomia econômica, o empoderamento feminino e o combate à violência de gênero.

Se você estiver passando por qualquer tipo de violência, denuncie através do canal “Ei, mermã, não se cale!”, pelo WhatsApp 0800 000 1673, ou procure a Casa da Mulher Brasileira, localizada na Avenida Roraima, 2563, bairro Aeroporto. Ambos funcionam 24 horas.

FAÇA AGORA MESMO A SUA INSCRIÇÃO!

Compartilhar:

Mais notícias