A Secretaria Estadual das Mulheres (Sempi) realizou, nesta segunda-feira (6), o Encontro dos Comitês, marco inicial da quarta edição do Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade. O evento visa estimular o diálogo e a construção conjunta das ações a serem desenvolvidas ao longo de 2024.
A coordenadora de Diversidade, Igualdade Racial e Inclusão, Mariana Arouche, detalhou os critérios para o plano de ação, questões sobre o perfil dos participantes e estratégias para alcançar um amplo envolvimento de servidores, além da importância de disseminar a cultura organizacional, a gestão de pessoas e promover o bem-estar dos servidores, abordando questões de gênero, raça, diversidade e etarismo.

Débora Ferraz, diretora de Planejamento Estratégico Participativo da Secretaria de Planejamento (Seplan), destacou o objetivo do programa e mencionou uma experiência positiva em 2023, onde foi adotada a metodologia do letramento. “Queremos garantir uma estrutura que melhor acolha e melhor dialogue com a igualdade de gênero, raça e diversidade”, conclui a diretora.
“A ideia é que os princípios do programa façam parte do dia a dia dos servidores refletindo na sociedade, promovendo relacionamentos saudáveis e um ambiente seguro impactando positivamente as famílias”, frisou Josiane Sousa, assessora técnica da Contabilidade na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi).

O Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade visa promover uma gestão organizacional inovadora, combatendo a discriminação e desigualdade no ambiente de trabalho e incentivar a equidade nessas áreas.
Participaram do encontro, representantes da Seplan, SAF, Setur, Uespi, Sejus, Interpi, Iaspi, Seid, Fapepi, Sesapi, Sedec, Segov, Seres e Cojuv.
