Na reunião foi apresentado o atual cenário epidemiológico do estado referente à dengue, onde foi destacado a questão da alta incidência da doença com 11 óbitos contabilizados.
Segundo o secretário de Saúde, Antônio Luiz, serão agregadas novas ações às que já são realizadas de forma contínua pela Sesapi.
“O COE deve fazer um documento pedindo à Prefeitura de Teresina que realize a coleta de resíduos em terrenos baldios da cidade. Também vamos fazer um levantamento de algumas residências em que já foram detectadas larvas do mosquito e que estão abandonadas. Estas casas precisam ser abertas para as equipes fazerem a higienização. Para isso, vamos pedir o auxílio da Procuradoria Geral do Estado”, afirma.
Na reunião também ficou acertado que o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) vai auxiliar nos alertas aos municípios para incentivar a vacinação tanto de influenza quanto de dengue, principalmente nas regiões dos Territórios Entre Rios e Chapada das Mangabeiras.
“É importante que a população das cidades procure a vacinação. Vamos juntar as mãos e atacar o mosquito” disse a superintendente de Atenção aos Municípios, Leila Santos.