Notícias

Secretaria de Saúde realiza curso sobre cuidado integral e saúde mental na Atenção Primária do Piauí

A proposta é estimular a reflexão e a ação em torno do autocuidado em saúde mental, das dinâmicas de equipe e da relação com o território.

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Gerência de Atenção Primária e da Escola de Saúde Pública, deu início ao curso “Saúde e Bem Viver”, uma iniciativa voltada para a formação de profissionais das equipes multiprofissionais (eMulti) e da Estratégia de Saúde da Família (ESF). O objetivo é ampliar a oferta de cuidado integral na Atenção Primária por meio das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).

Com duração de seis meses, o curso utiliza metodologias ativas e é voltado para equipes com, no mínimo, três profissionais por município. A proposta é estimular a reflexão e a ação em torno do autocuidado em saúde mental, das dinâmicas de equipe e da relação com o território. Ao todo, 143 municípios piauienses aderiram ao projeto.

A aula inaugural ocorreu nessa segunda-feira (19), marcando o início da jornada formativa que será conduzida por tutores locais. O encerramento do curso será celebrado com uma mostra estadual de experiências exitosas em cuidado integral e saúde mental.

A coordenadora de Atenção Primária da Sesapi, Virgínia Pinheiro, destaca a importância da troca de experiências entre os profissionais e o foco no cuidado com a saúde mental.

“Temos 354 profissionais das equipes multiprofissionais e de saúde da família participando do curso. Ao final, estarão aptos a implementar projetos de intervenção em seus territórios e compartilhar os resultados na amostra estadual. O curso propõe tanto o cuidado com a saúde mental dos próprios profissionais quanto da população atendida”, ressalta Virgínia Pinheiro.

O curso é resultado de uma parceria entre a Sesapi, o ObservaPICS, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Ministério da Saúde, e visa consolidar as PICS nos 12 territórios de saúde do estado como estratégia de humanização e integralidade do cuidado.

Foto: Ascom Sesapi

Compartilhar:

Mais notícias