A Secretaria da Educação (Seduc) concluiu, nesta semana, a entrega dos kits de fardamento escolar para todos os estudantes da rede estadual de ensino. A ação inédita faz parte do conjunto de investimentos do Governo do Piauí para fortalecer o novo modelo educacional do Estado: o ensino em tempo integral integrado à educação profissional.
Ao todo, cerca de 160 mil estudantes foram contemplados. Cada kit é composto por duas camisas e uma calça, distribuídos gratuitamente em todas as escolas estaduais.
Mais do que uniformizar, a iniciativa busca fortalecer o sentimento de pertencimento, promover a inclusão social e reforçar a identidade visual da rede pública do Piauí. Para o secretário da Educação, Washington Bandeira, o uniforme carrega um simbolismo que vai além da padronização.
“Estamos investindo na formação integral dos nossos jovens, oferecendo educação de qualidade, infraestrutura moderna e, agora, também o fardamento, que valoriza e une nossos estudantes”, destacou o gestor.
O novo modelo educacional do Piauí integra o ensino regular à formação técnica e profissional, preparando os alunos tanto para mundo do trabalho quanto para o ingresso no ensino superior. Hoje, 100% das escolas estaduais de ensino médio funcionam em tempo integral, com currículo voltado também para a educação profissional.
A entrega dos uniformes é apenas uma parte de um pacote mais amplo de investimentos, que inclui reforma, ampliação e climatização das escolas, além da instalação de laboratórios de ciências, informática, criação de salas de inovação e entrega de equipamentos para práticas esportivas.
“Ações como essa reafirmam o compromisso do governador Rafael Fonteles em garantir uma educação pública inclusiva e de excelência para todos os piauienses”, finalizou Washington Bandeira.