A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) publicou, nesta quarta-feira (30), duas convocações para alfabetizadores, alfabetizadores tradutores/intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e monitores voluntários do programa Alfabetiza Piauí. Os candidatos selecionados têm até o dia 2 de maio para apresentar a documentação necessária para a contratação, prevista em edital.
Ao todo, nove profissionais estão sendo chamados para os municípios de Capitão Gervásio Oliveira, Dirceu Arcoverde, Jacobina do Piauí, Lagoa do Piauí, Parnaíba, Pio IX e Teresina.
A convocação de novos professores para o Programa Alfabetiza Piauí ocorre à medida que mais inscritos são submetidos ao diagnóstico inicial e encaminhados às novas turmas.
Para este ano, cada estudante matriculado no programa irá receber uma bolsa no valor de R$ 800 – paga em 4 parcelas – vinculada à matrícula, frequência e participação nas avaliações. Além disso, a Seduc oferta aos beneficiários transporte escolar gratuito, alimentação e acompanhamento pedagógico.
“O Alfabetiza Piauí é um dos programas mais nobres da Seduc, pois resgata a dignidade daqueles que não tiveram a oportunidade de se alfabetizar na idade adequada. Nosso propósito é dar mais autonomia para essas pessoas e transformar suas realidades”, lembrou o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.
A meta do Governo do Estado é retirar 100 mil piauienses do analfabetismo até o final de 2026, e os resultados começam a ser percebidos: nos últimos dois anos, o Piauí se destacou como o território que mais reduziu as taxas de analfabetismo em todo o país, segundo dados do Censo Escolar. O objetivo é fazer do estado o menor índice do país.
Confira abaixo a lista de convocados: