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Seduckathon 2025: Piauí transforma escolas públicas em polos de inovação e tecnologia

A competição será realizada nos dias 23, 24 e 25 de junho, no Teresina Hall.

No Seduckathon 2025, os estudantes da rede estadual de ensino mergulham em um universo de experimentação e criatividade. Cada recurso tecnológico disponível nas escolas da rede estadual se transforma em ferramenta de transformação, impulsionando a aprendizagem para um novo patamar.

O evento é uma das principais ações do “super choque educacional e tecnológico”, movimento idealizado pelo governador Rafael Fonteles e pelo secretário da Educação, Washington Bandeira, que vem convertendo as escolas públicas em tempo integral e em ambientes de inovação. “O Seduckathon é o ápice dessas ações para demonstrar como a escola pública oportuniza ao estudante ser protagonista na construção do seu futuro. Estamos disponibilizando as ferramentas para criar, inovar e empreender. É isso que chamamos de super choque educacional e tecnológico”, afirma o secretário Washington Bandeira.

Escola pública conectada com o mundo real

Durante o evento, os estudantes utilizam tecnologias que já fazem parte da rotina escolar: robótica pedagógica, ensino de inteligência artificial (IA), leitura digital e simulação de negócios, programação e desenvolvimento de sistemas.

Hoje, mais de 120 mil estudantes da rede pública têm aulas de inteligência artificial em 508 escolas de tempo integral. O Piauí é pioneiro nas Américas ao tornar a disciplina obrigatória, com reconhecimento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Mais de 680 professores já foram capacitados para promover um uso pedagógico e criativo das ferramentas digitais.

A leitura foi potencializada com plataformas interativas que já beneficiam mais de 58 mil estudantes, com milhares de testes de fluência aplicados. Já o ensino do empreendedorismo alcança 92 mil alunos em 512 escolas, por meio de cursos técnicos voltados ao mundo do trabalho, como Desenvolvimento de Sistemas, Programação de Jogos e Informática.

Educação digital e conectividade total

O ensino digital se consolidou em todo o estado. Em 2025, todas as escolas da rede estadual contam com conectividade de 1mb/aluno no horário de maior consumo para assegurar o uso de plataformas educacionais, com recursos para reforçar a conversação de inglês, acessar conteúdos de apoio para os cursos técnicos, correção automática de redações, plano de estudo personalizado, aulas ao vivo, metaverso e quizzes interativos.

A robótica educacional já está presente em 100 escolas, com kits pedagógicos, formação de professores e atividades voltadas ao desenvolvimento do pensamento lógico e da programação.

Na educação profissional, técnica e tecnológica, os cursos de Desenvolvimento de Sistemas e Programação de Jogos Digitais atendem mais de 17 mil estudantes, com base em uma abordagem prática e conectada aos fundamentos da computação.

Seduckathon: revolução, protagonismo e intercâmbio

A segunda edição do Seduckathon consolida o sucesso da iniciativa, que chega a 2025 com números ainda mais expressivos. A competição será realizada nos dias 23, 24 e 25 de junho, no Teresina Hall, com a participação de 35 grupos finalistas — 30 na área de tecnologia da informação e cinco na de empreendedorismo.

O evento representa o ápice do uso da tecnologia nas escolas da rede estadual. Além da competição, a programação será aberta ao público, permitindo que todos acompanhem palestras, oficinas com grandes nomes do empreendedorismo, da inovação e da tecnologia.

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