Notícias

Semarh bate recorde e zera fila de processos de regulação de recursos hídricos

A implementação de sistemas digitais, que agilizam a análise dos processos, garantiram mais transparência e eficiência nos processos.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) alcançou resultados excepcionais em abril de 2025, superando metas e estabelecendo um novo recorde na gestão de recursos hídricos. Foram emitidas 315 outorgas, eliminando completamente o acúmulo de processos, alguns pendentes desde 2024. Essa ação demonstra um avanço significativo na eficiência da Semarh.

O secretário Feliphe Araújo destacou o feito e que buscará celeridade dos processos. “A gestão anterior realizou um excelente trabalho, mas recebemos cerca de 70 novos processos em abril e solucionamos mais de 310, zerando a demanda acumulada e processando um número significativamente maior de solicitações do que as recebidas no mês. Isso representa a resolução de mais de 230 processos paralisados”, disse o gestor.

O diretor de Recursos Hídricos, Felipe Gomes, comemorou o sucesso da operação. “Nossa meta era zerar a fila de solicitações até o final de abril, garantindo o acesso legal e seguro da população à água. A equipe cumpriu a missão estabelecida pelo secretário. A outorga previne a exploração excessiva dos aquíferos e assegura a disponibilidade de água para as futuras gerações”, afirmou.

Foto: Narcilio Costa

Além dos resultados expressivos na área de recursos hídricos, a Semarh também obteve avanços significativos no licenciamento ambiental, superando o número de novas solicitações recebidas em abril. A secretaria também realizou a distribuição de mudas e outras ações de melhoria da gestão ambiental.

A Semarh atribui parte do sucesso à implementação de sistemas digitais que agilizam a análise dos processos, garantindo transparência e eficiência. “Trabalhamos com números e resultados. Nosso objetivo é tornar o Piauí referência nacional em análise rápida e eficiente de processos ambientais”, afirmou  Feliphe Araújo.

Foto: Narcilio Costa

Compartilhar:

Mais notícias