Notícias

Semarh reúne gestores estaduais para fortalecer política de redução do desmatamento e da degradação florestal

O encontro reforça o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento sustentável.

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) promoveu, nesta terça-feira (3), no Centro de Educação Ambiental (CEA), em Teresina, um encontro estratégico que reuniu gestores de todas as secretarias estaduais para discutir as ações preparatórias e o processo de consolidação do REDD+ Jurisdicional no estado.

A iniciativa integra a política climática e ambiental do Piauí e tem como objetivo fortalecer a atuação integrada dos órgãos estaduais na implementação do REDD+ Jurisdicional, uma política de governo voltada à preservação ambiental, à redução do desmatamento e da degradação florestal, além da promoção do pagamento por serviços ambientais, com recursos provenientes da comercialização de créditos de carbono.

Foto: Ascom Semarh

Durante o evento estão sendo debatidos os papéis institucionais de cada secretaria no processo, reforçando a importância da articulação intersetorial para garantir o alinhamento das ações governamentais, a segurança jurídica e administrativa e a efetividade das políticas públicas ambientais e climáticas.

Foto: Ascom Semarh

Para o secretário da Semarh, Feliphe Araújo, o encontro representa um passo decisivo para consolidar o protagonismo do Piauí na agenda climática. “O REDD+ Jurisdicional é uma política de governo que exige atuação integrada. Reunir os gestores é fundamental para alinhar estratégias, fortalecer a governança e assegurar que o Piauí avance de forma segura e consistente na economia de baixo carbono, com benefícios ambientais, sociais e econômicos para a população”, destacou.

A participação conjunta das secretarias é considerada essencial para estruturar e implementar as ações previstas no cronograma do REDD+ Jurisdicional, consolidando o Piauí no cenário nacional e internacional como referência em políticas ambientais e climáticas inovadoras.

Foto: Ascom Semarh

 

Compartilhar:

Mais notícias