A Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) garantiu o primeiro lugar no edital nº 02/2023, do Ministério das Mulheres, consolidando sua liderança no projeto de estruturação de lavanderias públicas. Nesse desafio nacional, a Sempi, sob gestão da secretária Zenaide Lustosa e equipe, assegurou a construção desses espaços de cuidado que permitirão a autonomia econômica e financeira das mulheres.
O projeto prevê estruturação física de espaços, bem como modernização desses locais com a compra de equipamentos e materiais permanentes. Serão duas lavanderias, uma em Teresina e outra em Parnaíba. Para a execução do projeto, a Sempi captou R$ 1,3 milhão do Ministério, com contrapartida de R$ 125 mil do Governo do Estado.
A ação traz à tona uma visão inovadora de autonomia feminina. Conforme explicou a secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa, as lavanderias comunitárias possuem dois objetivos. Um deles é contribuir para diminuir a carga de trabalho das mulheres que participarão do projeto, uma vez que, nesses espaços, elas poderão lavar e passar as roupas de forma facilitada. “Isso porque, ali, elas vão ter à disposição equipamentos modernos, máquinas de lavar que vão evitar que essas mulheres se sobrecarreguem lavando à mão”, esclarece.
O segundo objetivo está relacionado à autonomia econômica e financeira das mulheres, que poderão comercializar seus produtos no espaço.
As duas lavanderias servirão como projetos pilotos. “Contudo, é um programa que vai ter continuidade no próximo ano, com a contruçãos de mais lavanderias e compra de mais equipamentos”, afirma a secretária, que acrescenta: “Os espaços contarão ainda com brinquedoteca, para que as mulheres possam levar os filhos, e ainda um espaço de formação, para capacitação do público feminino, a fim de protagonizar e empoderar essas mulheres”.
Parcerias
A parceria entre a Sempi e outras secretarias estaduais, como a de Planejamento, evidencia o comprometimento em fortalecer as políticas para as mulheres. Zenaide Lustosa destaca que esse projeto é apenas o começo de uma jornada mais ampla de empoderamento feminino. De acordo ela, essa conquista ressalta a importância de uma visão integrada de cuidado e trabalho e também reforça o compromisso do governo estadual em ampliar a equidade de gênero em todas as esferas.
No Piauí, segundo a secretária, as mulheres estão recebendo capacitação através do projeto Elas Empreendem, focado no desenvolvimento do empreendedorismo feminino. Esse programa visa fornecer às mulheres habilidades essenciais para administrar seus próprios negócios, garantindo fontes de renda permanentes.
“Mais de 34 municípios já foram beneficiados com cursos que incluem desde estratégias de vendas, usando o WhatsApp até a elaboração de planos de negócios. É importante destacar que as políticas voltadas para as mulheres se complementam e são interligadas, pois uma mulher economicamente ativa é uma mulher menos propensa a se encontrar em ciclos de violência”, explica Zenaide Lustosa.
A Sempi celebra esse marco como um passo rumo à igualdade de gênero, reforçando que essas lavanderias são espaços de capacitação, solidariedade econômica e de uma visão de futuro mais igualitária.