O Iaspi tem como diferencial a oferta de atendimento odontológico para usuários e seus dependentes sem nenhum custo a mais que os 2.8% da carteira do Iaspi Saúde. Esse atendimento contempla, inclusive, a reabilitação oral, um procedimento complexo, que normalmente não tem cobertura pelos planos de saúde.
São 68 prestadores na capital e interior, que de outubro de 2022 a outubro de 2023 realizaram 201.018 atendimentos, um total de 37.111 consultas e 163.907 tratamentos. Em média, os valores custam um terço do valor do procedimento particular. Ao segurado, cabe uma coparticipação de 10% no atendimento básico e de 30% em procedimentos de prótese e reabilitação oral.
O Projeto de Reabilitação Oral Iaspi Saúde, implantado há cerca de quatro anos, é uma inovação aprovada pelo Conselho Deliberativo do Instituto. A reabilitação oral é um procedimento mais complexo e com custos um pouco mais elevados que os demais tratamentos odontológicos, por isso não costuma ter cobertura, inclusive em planos privados.
“Por isso a importância do Iaspi Saúde Odontológico em oferecer esse tratamento, ampliando e melhorando o atendimento odontológico à disposição do credenciado, que tem a sua disposição serviços de prótese total, prótese parcial removível, prótese fixa unitária com núcleo, implante unitário, prótese unitária sobre implante, prótese total sobre implante-overdenture e consultas de reabilitação oral”, enumera Dra. Aparecida Mesquita, gerente do Iaspi Saúde.
Atendimentos
De outubro/2022 a outubro/2023, o Iaspi Saúde Odontológico totalizou 2.055 atendimentos na área de reabilitação oral, sendo 647 implantes unitário; 241 prótese fixa unitária; 315 prótese parcial removível; 44 prótese provisória; 9 prótese sobre implante –overdenture; 246 prótese total e 553 próteses unitária sobre implante.
Segundo a gerente do Iaspi, a Odonto oferece a atenção básica (restauração , extração simples, profilaxia, aplicação de flúor, tratamento de canal) e a reabilitação oral de forma direta, isto é, o usuário tem acesso à rede credenciada no site (www.iaspisaude.pi.gov.br) e o agendamento é feito diretamente com o prestador, sem necessidade de autorização prévia.
“O dentista clínico pede exames normalmente na guia do Iaspi, e no caso da reabilitação oral e do bucomaxilo, pedem diretamente de forma eletrônica, recebendo a autorização também de forma eletrônica, não havendo necessidade do usuário vir ao Instituto. É necessário ficar atento às normas, pois são liberados dois implantes a cada dois anos”, exemplifica Dra. Aparecida.