A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Coordenação de Doenças Transmissíveis (CDT), realiza a Campanha de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV e aids no Carnaval 2026. A estratégia intensifica ações educativas, de prevenção e diagnóstico ao longo do período carnavalesco, com foco na ampliação do acesso aos serviços de saúde e no enfrentamento ao estigma e à discriminação.
A abertura oficial da campanha acontece no dia 8 de fevereiro, das 16h às 20h, no Parque Potycabana, em Teresina, dentro da programação da Secretaria da Cultura (Secult). A ação contará com testagem rápida para IST/HIV, distribuição de preservativos, materiais educativos, autotestes para HIV e divulgação da Profilaxia Pré e Pós-Exposição ao HIV (PrEP e PEP), em parceria com o CTA Estadual e movimentos sociais.

O calendário segue com a cerimônia de lançamento do Passe Livre para Pessoas Vivendo com HIV, no dia 9 de fevereiro, na Etipi, além de ações no dia 10, na Assembleia Legislativa, e no dia 11, na Seplan. De 13 a 17 de fevereiro, a Sesapi promove atividades extramuros em municípios com grande concentração populacional durante o Carnaval.
A campanha reforça a divulgação de informações sobre formas de transmissão, prevenção, diagnóstico e tratamento das IST, além de combater qualquer forma de discriminação contra pessoas vivendo com HIV/aids e outras IST, bem como preconceitos relacionados à raça, gênero, orientação sexual e identidade de gênero. A estratégia segue o conceito da prevenção combinada, integrando diferentes tecnologias de cuidado e proteção à saúde.

De acordo com a coordenadora de IST da Sesapi, Cristiana Rocha, a programação foi pensada para ampliar o alcance da prevenção. “O calendário de ações permite que a população tenha acesso contínuo à informação, à testagem e aos insumos de prevenção, fortalecendo o cuidado em saúde antes, durante e após o Carnaval”, destacou.