A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) participou nessa terça-feira (20), do seminário nacional SUS: Introdução do Anticorpo Monoclonal, Nirsevimabe, contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), promovido pelo Ministério da Saúde. O evento é voltado para profissionais de saúde, gestores do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems) e parceiros institucionais.
A webnário tem como objetivo apresentar orientações gerais e esclarecer dúvidas sobre a incorporação do Nirsevimabe, anticorpo monoclonal indicado para a prevenção de infecções graves causadas pelo VSR, como a bronquiolite, para recém-nascidos e bebês com até 2 anos, uma das principais causas de hospitalizações em bebês e crianças pequenas no Brasil.
A coordenadora de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro, destaca a importância da participação do estado nesse momento estratégico para o fortalecimento da proteção da saúde infantil. “Estamos acompanhando de perto a introdução do Nirsevimabe no SUS porque se trata de um avanço significativo na prevenção de doenças respiratórias graves em crianças. A Sesapi está comprometida em garantir que essa nova estratégia seja bem compreendida e implementada de forma segura e eficaz em todo o Piauí”, ressalta a coordenadora.

Durante o webinário, especialistas do Ministério da Saúde abordaram o cenário epidemiológico do VSR no Brasil, a estratégia nacional de proteção com o uso do anticorpo monoclonal, além de orientações sobre segurança, manejo, logística e registro das doses nos sistemas oficiais de informação em saúde.
A Sesapi reforça a importância da participação dos profissionais de saúde do estado no evento, como forma de atualização técnica e alinhamento às novas diretrizes do Sistema Único de Saúde, contribuindo para a redução de casos graves e internações por infecções respiratórias em crianças.