A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) está realizando intervenções educativas para prevenção de acidentes, por meio do Programa Vida no Trânsito (PVT), além de testes para detecção precoce do HIV, das hepatites B e C e da sífilis, bem como a distribuição de preservativos em pontos estratégicos durante o Carnaval do litoral do Piauí.
No domingo de folia, as equipes da Coordenação de ISTs da Secretaria atuaram no Espaço Ambiental da Lagoa do Portinho, em Parnaíba. Nessa segunda-feira (16), as equipes estiveram no Carnaval de Cajueiro da Praia, na Praia da Barrinha.

Durante os dias de festa, serão distribuídos mais de 100 mil preservativos. “A Sesapi segue atenta em dar todo o suporte e acolhimento à população do Piauí e aos turistas durante o Carnaval. Nossas equipes estão garantindo todo o apoio assistencial aos foliões e trabalhadores da festa”, reforça a coordenadora de ISTs, Cristiane Rocha.

Para o aposentado Joviano Pereira, da cidade de Parnaíba, ações como essa são essenciais para garantir mais tranquilidade e prevenção para quem está curtindo as festividades. “É muito importante, porque a gente pode aproveitar a festa, fazer os testes, retirar preservativos e, assim, curtir o Carnaval com mais segurança”, disse.
Programa Vida no Trânsito
As equipes do Programa Vida no Trânsito também estão atuando em conjunto com as forças de segurança presentes no litoral do Piauí, levando informações sobre os cuidados no trânsito para que o folião possa aproveitar os dias de festa com mais segurança e evitar sinistros que acarretam prejuízos à saúde.

“Estamos com nossas equipes espalhadas pelas festas carnavalescas do estado, orientando os condutores sobre a necessidade de reforçar os cuidados no trânsito para evitar acidentes e suas sequelas, que acabam sobrecarregando o sistema de saúde e trazendo prejuízos para a vida das pessoas”, destacou a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, Leila Santos.