Notícias

Sesapi se reúne com o Cosems e municípios para apresentar o Programa Piauí Saúde Digital

O encontro teve como objetivo tirar dúvidas e convidar os municípios a aderirem ao programa, que visa promover avanços significativos na área da saúde digital.

Uma equipe da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) se reuniu, de forma virtual, com membros do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) e representantes de 90 municípios para apresentar o Programa Piauí Saúde Digital. O encontro teve como objetivo tirar dúvidas e convidar os municípios piauienses a aderirem ao programa, que visa promover avanços significativos na área da saúde digital.

A mobilização é de grande importância, uma vez que os municípios têm até o dia 31 de janeiro de 2024 para formalizar a adesão ao Piauí Saúde Digital. 

O superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade, Dirceu Campelo, enfatizou que a adesão dos municípios é de suma importância para iniciar a prestação de serviços. “O Programa Piauí Saúde Digital tem o objetivo de fortalecer a atenção primária à saúde, além de estender o horário de atendimento de maneira virtual, ampliar a oferta de consultas com especialistas, oferecer telelaudos, fortalecendo também a atenção especializada”, destacou.

WhatsApp Image 2024-01-19 at 07.37.19.jpeg

O superintendente também afirmou que o sistema incorpora inteligência artificial para revisar exames e diagnósticos, facilitando a integração entre resultados de exames e profissionais de saúde.

Leopoldina Cipriano, presidente do Cosems-PI e secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves, ressaltou a importância da reunião para esclarecer detalhes do programa. “Nosso objetivo aqui é tirar dúvidas, esclarecer alguns pontos sobre a instalação do programa em cada região do estado, para mobilizar os municípios que ainda têm questionamentos sobre o programa”, afirmou.

O Piauí Saúde Digital é um programa pioneiro no Brasil, que visa ampliar e melhorar a rede de serviços de saúde em todo o estado com uso da telemedicina e outras tecnologias digitais para superar barreiras socioeconômicas, culturais e geográficas, e garantir o acesso à saúde de qualidade para toda a população piauiense, sendo modelo validado pelo ministério da saúde.

Compartilhar:

Mais notícias