A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária do Piauí (Sada) informa que o sistema do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) passará por um período de indisponibilidade temporária para ativação e alteração de cadastros de pessoa física, entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro. A medida ocorre em razão de uma manutenção sistêmica programada pela empresa empresa pública que fornece e desenvolve tecnologias para programas sociais estratégicos do Governo Federal, a Dataprev, responsável por parte das informações utilizadas na validação do cadastro.
Durante o período de manutenção, não será possível concluir a ativação de novos cadastros ou realizar alterações em cadastros já existentes de pessoa física. No entanto, o sistema continuará disponível para consultas e para o preenchimento de novos cadastros, que poderão ser salvos, mas sem validação final até a normalização do serviço.

“Sabemos da importância do CAF para os agricultores e agricultoras familiares do nosso estado e, por isso, reforçamos que se trata de uma indisponibilidade temporária, sem prejuízo definitivo aos usuários”, destaca o diretor de Operações, Elaboração de Projetos e Captação de Recursos da Sada, Libonato de Carvalho Rocha.
A Sada destaca que a indisponibilidade não afeta os cadastros de Pessoa Jurídica, que poderão continuar sendo emitidos e validados normalmente ao longo do período informado, sem qualquer prejuízo aos usuários desse perfil.
Diante disso, a Secretaria orienta que as ativações e alterações de cadastros de pessoas físicas não realizadas até o dia 26 de janeiro sejam programadas quando o sistema for restabelecido. Os cadastros preenchidos durante a manutenção poderão ser ativados posteriormente de forma manual.