Notícias

Sistema Regina do Interpi receberá menção honrosa no prêmio Solo Seguro do CNJ

A solenidade de entrega da premiação será, no dia 25 de agosto de 2025, na sede do CNJ, em Brasília,

O Instituto de Terras do Piauí (Interpi) será homenageado com menção honrosa no prêmio Solo Seguro, concedido pela Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ), pelo desenvolvimento e implementação do Sistema de Registro Eletrônico de Título (Regina).

A solenidade de entrega da premiação será, no dia 25 de agosto de 2025, na sede do Conselho Nacional de Justiça, em Brasília, e contará com a presença do diretor-geral do Interpi, Rodrigo Cavalcante, que receberá pessoalmente a homenagem.

O Prêmio Solo Seguro é uma iniciativa anual do CNJ que reconhece boas práticas e inovações na área fundiária, com foco na segurança jurídica e na proteção ambiental. A premiação busca incentivar ações que aprimorem o combate às ocupações clandestinas, promovam a eficiência na titulação de áreas urbanas e rurais e fortaleçam a articulação entre órgãos públicos, instituições privadas e a sociedade civil para uma governança fundiária responsável.

Regina: tecnologia e integração a serviço da regularização fundiária

O Regina é um conjunto de soluções tecnológicas integradas, criado pelo Interpi, para agilizar e modernizar as ações de regularização fundiária. A plataforma permite que todo o processo seja realizado de forma 100% online, desde a coleta de dados em campo até o registro em cartório, com integração entre órgãos em qualquer lugar, a qualquer hora, de forma segura e sem burocracia.

Além de transformar a rotina da regularização fundiária no Piauí, o Regina é uma solução adaptável a outros órgãos e entidades que buscam modernizar seus sistemas de tramitação e remessa de documentos, potencializando a eficiência da gestão pública.

O diretor de Sistemas e Inteligência Geoespacial do Interpi, Rhubens Ewald, reforça que o sistema atende a um desafio histórico da regularização fundiária. “O Regina elimina barreiras físicas e burocráticas que sempre dificultaram a titulação. Hoje, conseguimos integrar todos os atores do processo, reduzir prazos e entregar resultados de forma mais rápida e segura. É tecnologia aplicada para melhorar a vida das pessoas e fortalecer as políticas públicas.”

Conquista alinhada ao reconhecimento do Piauí como Estado mais digital do Brasil

A menção honrosa concedida ao Regina reforça o protagonismo do Piauí no cenário nacional da transformação digital. Recentemente, o estado foi reconhecido e premiado como o Estado mais digital do Brasil no Índice ABEP-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais (IOSPD) 2025, durante a 52ª edição do Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para a Gestão Pública (Secop) — o maior seminário de tecnologia para a gestão pública do país.

O Piauí alcançou pontuação máxima em todas as categorias avaliadas, conquistando o 1º lugar no ranking geral e o 3º lugar na categoria “Inovação na Oferta de Serviços Digitais”.

Para o diretor-geral do Interpi, Rodrigo Cavalcante, a homenagem do CNJ e o reconhecimento do Piauí no ranking digital estão diretamente conectados:

“O Regina é prova de que a tecnologia pode transformar a gestão pública e gerar resultados concretos para a população. Essa menção honrosa do CNJ e o título de estado mais digital do Brasil mostram que o Piauí está no caminho certo, unindo inovação, eficiência e compromisso com a cidadania”, ressaltou o gestor.

 

 

Compartilhar:

Mais notícias