A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e a Piauí Conectado estão realizando o curso “Cidades Inteligentes – Smart Cities”, um dos principais assuntos estudados atualmente em relação ao desenvolvimento urbano. Ele integra o Programa de Extensão para Formação em Tecnologias e Sistemas de Telecomunicações, que já realizou os cursos “Gestão de Projetos”, “Princípios de Comunicação” e “Redes Ópticas Passivas”, beneficiando, até agora, mais de 200 pessoas.
Ao todo, a parceria entre a Uespi e a Piauí Conectado tem como objetivo proporcionar 10 cursos de extensão. O de Smart Cities, pioneiro no estado, conta com alunos tanto da comunidade acadêmica quanto do público em geral. O foco é aprofundar a compreensão e a aplicação das tecnologias em prol do desenvolvimento urbano com sustentabilidade.
Ofertada gratuitamente, a capacitação é ministrada pelo professor e diretor de Projetos da Globaltask, empresa controladora da Piauí Conectado, Antônio Cebalho, que destacou a dinâmica do curso. “A revolução tecnológica das cidades é um processo irreversível, teórica e praticamente. Por isso, esse curso não se limita a conceitos teóricos, mas também oferece oportunidades práticas para que os alunos apliquem seus conhecimentos”.
Isaac Gabriel, um dos estudantes do curso, enxerga no curso a chance de contribuir para o desenvolvimento sustentável no Piauí. “Participar deste curso tem sido uma experiência fantástica. Estamos tendo acesso a conteúdo teórico e prático de alto nível. Com o conhecimento adquirido aqui, almejo não apenas ingressar no mercado de tecnologia, mas também contribuir para o bem-estar da população do nosso estado, promovendo cidades mais sustentáveis e eficientes”.