A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio da Diretoria de Inteligência, realizou, nesta quinta-feira (22), uma reunião com representantes da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) de Teresina. O encontro teve como objetivo iniciar as tratativas para a integração total dos sistemas de videomonitoramento inteligente desenvolvidos pelos órgãos.
Entre as tecnologias discutidas está o Sistema de Videomonitoramento por Inteligência Artificial (Spia) e Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que deverá contribuir para o compartilhamento de informações estratégicas entre o Estado e o município, ampliando a capacidade de monitoramento e resposta das forças de segurança.

Segundo o diretor de Inteligência da SSP, delegado Anchieta Nery, a integração dos centros permitirá o acompanhamento, em tempo real, de diferentes tipos de delitos. “A população vai ter muito a ganhar, porque os dois centros integrados vão estar observando ocorrências de veículos roubados ou furtados, pessoas com mandado de prisão e outros tipos de delitos, facilitando a atuação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), da Guarda Municipal e das Polícias Militar, Civil e Penal”, afirmou o gestor.

Para o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Teresina, Miguel Oliveira, o encontro representa um passo importante para a modernização da capital. “Esse diálogo é essencial para que a gente tenha mais segurança. Essa relação aponta como um ato de boa vontade, tanto da secretaria quanto da Prefeitura, para melhorar a segurança de Teresina”, disse o gestor.