Notícias

Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo

As inscrições podem ser feitas presencialmente, no período de 20 a 23 de fevereiro, ou por e-mail e formulário eletrônico até 23 de março.

O Governo do Piauí abriu processo seletivo para levar a produção artesanal do estado ao 22º Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo. O edital da seleção foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), edição dessa sexta-feira (20), e prevê apoio institucional para participação no evento, que ocorre de 13 a 17 de maio deste ano, em estande coletivo.

Confira aqui o edital.

Ao todo, serão ofertadas sete vagas. Uma é destinada a mestre artesão com carteira nacional válida. Duas vagas são reservadas a entidades representativas, como associações ou cooperativas, ou grupos de produção artesanal. Há ainda uma vaga para artesão PcD, uma para artesão indígena e uma para artesão quilombola, além das demais previstas na distribuição geral. É exigida disponibilidade para viajar e comercializar os produtos durante a feira.

Entre as tipologias aceitas estão arte popular, artesanato tradicional, artesanato de referência cultural, artesanato contemporâneo conceitual, artesanato indígena e quilombola. Segundo o edital, o objetivo é “promover a difusão do artesanato brasileiro, por meio do apoio a mestres, artesãos, entidades e grupos de produção artesanal, com o intuito de fomentar a comercialização e a valorização da produção”.

Foto: Ascom Sudarpi

O apoio concedido inclui a locação do espaço no evento, com montagem, manutenção e desmontagem do estande, custeados com recursos federais. O transporte das peças de Teresina a São Paulo e o retorno ao estado ficará sob responsabilidade da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi).

A seleção é coordenada pela Secretaria da Cultura do Piauí (Secult), com apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), vinculado ao Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Memp).

Inscrições e seleção

As inscrições podem ser feitas presencialmente na sede da Sudarpi, no Centro de Artesanato Mestre Dezinho, no período de 20 a 23 de fevereiro, ou por e-mail e formulário eletrônico até 23 de março de 2026. É obrigatória a apresentação de formulário de inscrição, documentos pessoais, portfólio com imagens das peças e termos assinados previstos no edital.

A seleção ocorrerá em duas etapas, com análise documental e avaliação de portfólio. Será eliminado o candidato que não alcançar no mínimo 50 pontos. O resultado será publicado no DOE e na página eletrônica do Artesanato Piauiense: https://www.instagram.com/artesanatopiauiense/.

Compartilhar:

Mais notícias