Técnicos da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) participam, durante dois dias, nessa quarta (21) e nesta quinta-feira (22), em Parnaíba, do curso “Dimensionamento e manejo de sistema de irrigação localizada para fruteiras tropicais”, realizado pela Embrapa Meio-Norte, com apoio do Governo do Piauí.
A capacitação é voltada para técnicos da assistência técnica e extensão rural dos setores público e privado, além de estudantes de ciências agrárias, qualificando-os tanto nas técnicas como nas práticas de dimensionamento e manejo de sistemas de irrigação localizada, contribuindo com o desenvolvimento da fruticultura irrigada nos polos prioritários das regiões norte e centro-sul do estado do Piauí.

Para o diretor de Pesquisa e Gestão Ambiental da Sada, Geyson Moura, a participação na capacitação representa um avanço importante para o setor. “Esse tipo de formação é essencial para que nossos técnicos estejam atualizados e aptos a orientar os produtores rurais com mais eficiência. A irrigação localizada, quando bem manejada, otimiza o uso da água e aumenta a produtividade das culturas, fatores fundamentais para o desenvolvimento sustentável da agricultura no nosso estado”, destacou o gestor.

A formação é ministrada pelo coordenador do projeto ProFruti, pesquisador Valdemício Ferreira, e pelos também pesquisadores da Embrapa Meio-Norte, Braz Henrique Nunes e Francisco José de Seixas.
O conteúdo programático abrange aspectos importantes do sistema de irrigação e é composto por sete eixos principais de discussão: conceitos, tipos e partes constituintes da irrigação localizada; necessidades hídricas das culturas; manejo e avaliação de sistemas de irrigação localizada; dimensionamento das tubulações de irrigação; esquemas de instalação para a distribuição do sistema no campo; exercícios de dimensionamento de sistema de irrigação localizada e prática de instalação e avaliação de sistema de irrigação localizada.
