Representantes do Piauí marcaram presença no seminário preparatório para o India AI Impact Summit, realizado na Embaixada da Índia, em Brasília (DF). O evento destacou a tecnologia piauiense no debate global sobre Inteligência Artificial (IA), reunindo autoridades, especialistas e instituições para traçar os rumos do desenvolvimento mundial. O foco foi construir um futuro mais justo, inclusivo e sustentável, por meio de uma abordagem cooperativa e multilateral no uso da IA.
As experiências e iniciativas desenvolvidas no Brasil, incluindo ações realizadas no Piauí, serão levadas para o India AI Impact Summit, que será realizada ainda neste ano, em Nova Délhi, na Índia.

Para o presidente da Etipi, Ellen Gera, a participação do Piauí nesse debate internacional demonstra o avanço do Estado na área de inovação e tecnologia. “Estar presente em um espaço de diálogo global sobre IA é fundamental para que possamos construir soluções tecnológicas alinhadas com princípios de inclusão, ética e desenvolvimento sustentável. Essa experiência fortalece a soberania tecnológica e posiciona o nosso Piauí como colaborador ativo na construção de políticas e soluções responsáveis”, destacou.
O secretário de Estado da Inteligência Artificial, André Macedo, ressaltou o papel pioneiro do Piauí no desenvolvimento de soluções próprias e na colaboração com o debate internacional. “O Piauí tem contribuído de forma concreta para esse debate ao desenvolver o SoberanIA, o primeiro modelo de linguagem de Inteligência Artificial criado por um estado brasileiro, com dados públicos e infraestrutura 100% nacional”, afirmou.

O evento internacional será um espaço para a troca de experiências entre países, promovendo o diálogo sobre políticas públicas, soluções tecnológicas e cooperação internacional voltadas ao desenvolvimento sustentável e à redução de desigualdades por meio da tecnologia.
O seminário contou com a participação do presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), Ellen Gera, do secretário de Estado da Inteligência Artificial, André Macedo, e do diretor de PD&I do Piauí Instituto de Tecnologia, Rafael Jales.
A presença dos gestores piauienses evidencia a atuação de destaque do Piauí no cenário global da inovação e da transformação digital.