Notícias

Tour da Memória resgata história e movimenta o Centro de Teresina

A ação, promovida pela Secult, foi também um presente do Governo do Estado, pela passagem dos 173 anos da capital. 

O Centro de Teresina teve uma movimentação diferente, neste domingo (17). No dia seguinte ao aniversário da cidade, celebrado em 16 de agosto, centenas de teresinenses participaram do Tour da Memória, um passeio pela história da capital contada através prédios antigos e símbolos locais. A ação, promovida pela Secretaria da Cultura (Secult), foi também um presente do Governo do Estado, pela passagem dos 173 anos da capital.

A ação começou com uma viagem dançante no metrô de Teresina, que partiu da Estação Itararé e foi até a Praça da Bandeira. A orquestra sanfônica embalou os passageiros, no percurso. “É maravilhoso começar a semana super energizada, animada, para enfrentar os desafios” comentou a bacharel em direito Sara Lopes.

Foto: Francisco Gilásio

O cortejo guiado iniciou no entorno da Praça da Bandeira, passando pelo Palácio da Cultura, antiga sede da Assembleia Legislativa e do Liceu Piauiense; Palácio da Cidade, sede administrativa da prefeitura; Museu do Piauí, Casa de Odilon Nunes. Dos janelões dos prédios, atores representaram personalidades marcantes, como Conselheiro Saraiva, envolvendo a todos com aspectos importantes da história de Teresina.

Foto: Francisco Gilásio

O tour é uma estratégia para atrair público para a região central, aos finais de semana, visando a revitalização do centro. “Estamos fazendo, através do Governo do Estado, do Governo Federal, a reforma da nossa biblioteca que vai modernizar, ficar mais tecnológica. Também do memorial Esperança Garcia aqui no centro. Em breve o museu também vai ser modernizado para ganhar um café. É lazer e cultura como presentes para Teresina” declarou o secretário da Cultura, Rodrigo Amorim.

Foto: Francisco Gilásio

O percurso foi animado por uma charanga acompanhada de brincantes do Boi Imperador da Ilha e da caretada. No Theatro 4 de Setembro, Gislene Danielle, diretora da Escola de Música Possidônio Queiroz, saudou o público com uma bela apresentação de canto. A feirinha da praça Pedro II, foi o atrativo final do tour.

Foto: Francisco Gilásio

Radicada no Ceará há 28 anos, a piauiense Sônia fez todo o percurso acompanhada das irmãs e vai levar uma ótima memória. “Não somos nada sem a nossa história. Precisamos a cada dia valorizar mais. É a partir da valorização que a gente pode manter a história viva!” considerou.

Foto: Francisco Gilásio

Programação permanente

Autor da emenda com recursos que viabilizaram o Tour da Memória, o deputado estadual Fábio Novo, anunciou a proposta de manter uma programação permanente aos finais de semana.

“Me disponibilizo a colocar recurso para que se torne permanente esta programação de domingo da Cidade de Teresina, para que a gente possa trazer as pessoas de volta para o Centro Histórico. Preservar a memória, a nossa história, que tem muita coisa aqui bonita para ser mostrada” disse Novo.

Foto: Francisco Gilásio

Álbum de fotos relacionado

Tour da Memória no Centro de Teresina

Compartilhar:

Mais notícias