A oficina de Palha de Carnaúba integrou, nesta quarta-feira (14), a programação especial “Férias Criativas”, promovida pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi). A atividade foi realizada na Casa do Artesão Design Mestre Albertino e proporcionou aos participantes uma imersão nas técnicas tradicionais de trançado e modelagem da palha de carnaúba, uma das matérias-primas mais características do artesanato piauiense.
A artesã Elisângela Pereira, responsável por ministrar a oficina, destacou a importância da atividade como forma de preservação e valorização da cultura piauiense, especialmente dos saberes tradicionais ligados ao trançado artesanal. “Trouxemos essa oficina aqui no berço do artesanato piauiense e, com ela, a gente resgata a cultura da esteira, da trança, do cofo e do surrão. A aceitação das alunas foi muito positiva, e já conseguimos confeccionar peças durante a atividade prática. Eu estou muito feliz de estar aqui transmitindo o meu conhecimento, ensinando para essas meninas um pouco da cultura piauiense, a nossa cultura da roça, a nossa cultura nordestina”, afirma.

Além desse resgate, a oficina também permitiu o contato direto com os processos manuais, reforçando o caráter prático e formativo da proposta. “Ao promover oficinas formativas, ampliamos o acesso da população às técnicas tradicionais e fortalecemos a Casa do Artesão como um espaço de aprendizado coletivo. São ações que estimulam a troca de conhecimentos e valorizam o artesão como agente fundamental da nossa cultura”, afirma a coordenadora de Cursos e Eventos da Sudarpi, Kassiara Rego.
A aluna Raquel Reis, do município de Piracuruca, destaca que a oficina representa uma oportunidade de ampliar conhecimentos e levar novos aprendizados para sua cidade. “Está sendo um prazer enorme participar deste curso de trançado de palha. Na minha cidade, já ministro cursos de crochê, e vim em busca de mais conhecimento para repassar aos nossos alunos e fortalecer o trabalho que desenvolvemos lá”, disse.

A aluna Janielle Brandão explica que a participação na oficina foi motivada por razões profissionais e pessoais. “Sou arquiteta e urbanista, apaixonada por artesanato, especialmente o piauiense. Duas motivações me trouxeram para este curso: a primeira é que já trabalho com projetos de edificações em barro e com tijolos ecológicos, e alguns clientes chegam com essa pegada mais rústica, com o desejo de ambientes com mais identidade local, com identidade piauiense. Então, é também meu dever oferecer ambientações que tragam o artesanato local. A segunda motivação é que sou apaixonada pelo artesanato de forma geral, de diversas regiões do Brasil, e é um prazer para mim, como amante de Teresina, aprender um pouco mais da técnica de trança da palha de carnaúba aqui”, frisa.

A oficina de Palha de Carnaúba integrou a programação das “Férias Criativas”, iniciada em 12 de janeiro com a oficina de Arte Santeira, e antecede a última atividade do ciclo: a oficina de Quilling, no dia 16.






